Livro inspira atividades sobre o esqueleto humano no Nível 5B da Unidade Pindorama

Em roda de conversa, as crianças se mostraram curiosas sobre o exame de raio-x
Compartilhe:
WhatsApp
Livro inspira atividades sobre o esqueleto humano no Nível 5B da Unidade Pindorama

Continuando as pesquisas sobre o corpo humano, as sensações e suas funções, as crianças do Nível 5B da Educação Infantil Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama estudaram sobre o sistema esquelético. A motivação foi o livro “Meu primeiro livro do corpo humano”, por Clive Gifford. A proposta foi mediada pela professora Aline Baioto Lunkes.

A partir da história, diversas hipóteses surgiram e as crianças demonstraram interesse pelo esqueleto. Entre as curiosidades despertadas, no momento de roda de conversa, elas questionaram sobre a radiografia, relatando que “quando a gente quebra algum osso, é preciso fazer um raio-x, daí o médico consegue ver dentro do corpo”.

Foi com isso que uma atividade de releitura do esqueleto ocorreu. Com a contribuição das famílias no envio de exames de radiografia, a turma conseguiu montar um corpo humano para observar a estrutura óssea. Os pequenos também construíram coletivamente um esqueleto com materiais alternativos, compreendendo a importância dele na proteção de diferentes partes do corpo, como os órgãos.

De acordo com Aline, algumas hipóteses foram criadas a partir das realizações. Ela cita a contribuição de uma criança, que disse que “se não fossem os ossos, nós não poderíamos caminhar, iríamos ser tipo gelatina, bem molengo”. Segundo a professora, essas hipóteses estão agregando nas reflexões acerca dos “mistérios” do corpo humano.