Na última semana, os estudantes dos Cursos Técnicos em Comércio Exterior e Logística da IENH participaram de uma atividade gamificada, com uso de jogos na aula de Comunicação e Expressão, ministrada pela Professora – Carolina Müller.
Divididos em grupos, os alunos participaram de um jogo usando meios virtuais. Motivados, principalmente pela vontade de abrir a mala misteriosa que se encontrava em uma sala de aula, os estudantes aprenderam de forma divertida sobre citação direta e indireta em textos acadêmicos, assim como a forma de referenciá-las.
No decorrer do jogo, utilizaram a plataforma Padlet para a criação de um mural digital com as respostas dos desafios propostos na dinâmica. Ao fim da atividade, os murais foram lidos e analisados pelos estudantes com o intuito de estruturar o aprendizado.
Mediadora da atividade, Carolina avalia a dinâmica de forma positiva: - “foi um momento significativo para a maioria dos alunos, pois se envolveram na atividade e aprenderam de forma colaborativa, buscando solucionar desafios e construindo sua aprendizagem”.
O jogo
Cada grupo recebeu uma relação de objetos que deveriam ser encontrados em uma casa, representada em uma apresentação do Google. Para avançar na dinâmica, a equipe precisava localizar os objetos solicitados. A cada item encontrado, os estudantes recebiam um desafio relacionado ao objetivo, que possibilitava o aprendizado sobre as citações em textos acadêmicos.
Durante o jogo, também receberam desafios de lógica, que formaram pistas para a descoberta do código de abertura da mala. Os desafios e as imagens levavam o grupo até a sala com a mala que deveria ser aberta. Para a resolução dos desafios, os grupos tiveram que pesquisar as respostas e anotá-las no mural digital.