Professora relata experiência no uso da tecnologia no ambiente escolar

A Coordenadora da Área de Educação Tecnológica da IENH ministrou o painel Relato de experiências em Escola Privada, na Aula Inaugural do curso de Letras da Unisinos
Compartilhe:
WhatsApp
Professora relata experiência no uso da tecnologia no ambiente escolar

A Coordenadora da Área de Educação Tecnológica da IENH e Professora nas Unidades Pindorama e Fundação Evangélica, Carolina Müller, ministrou o painel Relato de experiências em Escola Privada, na Aula Inaugural do curso de Letras da Unisinos. A Professora discutiu o uso das novas tecnologias na educação e refletiu sobre a cultura digital.

O objetivo foi relatar as diferentes práticas de uso da tecnologia na escola. Ela apresentou trabalhos realizados nas Unidades Pindorama, Oswaldo Cruz e Fundação Evangélica, relatando de que forma a IENH insere a tecnologia no dia a dia da sala de aula e em diferentes Componentes Curriculares. “Foram apresentadas atividades de criação de gifs animadas, elaboração de hipertextos usando o PowerPoint, elaboração de textos coletivos usando o Google docs, criação de vídeos usando o moviemaker, criação de atividades usando HotPotatoes, publicação de livros no site www.calameo.com.br, entre outras atividades significativas que são realizadas na nossa Instituição”, completa Carolina.

Além disso, a Professora enfatizou a importância de inserir a tecnologia de forma significativa para os alunos, sendo fundamental o planejamento conjunto entre professores. Segundo Carolina, a atividade contou com a participação de profissionais com formação em Linguística, Educação e Comunicação Digital e reuniu alunos de diferentes licenciaturas de forma presencial e virtual. “Toda a aula foi realizada também no Second Life e transmitida simultaneamente pelo Facebook e Twitter, sendo que todas as apresentações foram disponibilizadas no ambiente digital e os alunos que estavam acompanhando a aula virtualmente podiam interagir postando seus comentários ou perguntas”, explica ela.

A atividade contribuiu na formação docente dos graduandos dos cursos de Licenciatura, Pedagogia e Letras da Unisinos, permitindo uma importante reflexão sobre o uso das tecnologias e sobre a cultura digital.