Alunas do Curso Normal aprendem com relatos de experiências

Este relato marcou o início da prática de processos educativos
Compartilhe:
WhatsApp
Alunas do Curso Normal aprendem com relatos de experiências

Na manhã do dia 15 de maio, as alunas do módulo I do Curso Normal – Formação de Professores da IENH participaram de uma atividade diferenciada. Com a organização da Coordenadora do Curso, professora Ana Paula dos Reis, as alunas estiveram reunidas na Unidade Pindorama e ouviram relatos de experiências de duas professoras da IENH, Carolina Steigleder e Eneida Raquel Sander.

Este relato marcou o início da prática de processos educativos que compõe as práticas de observação do módulo I do Curso. Esta prática totaliza 80 horas e prevê os primeiros olhares em torno dos diferentes processos educativos que permeiam os espaços escolares.

Além disso, as alunas participarão de momentos em escolas da rede municipal e privada, em atividades de observação que contemplem os objetivos e as estratégias a seguir:

Objetivos: 

  • Conhecer projetos interdisciplinares realizados na escola.
  • Observar a estruturação de eventos que envolva a comunidade escolar (em especial a família).
  • Verificar as possibilidades de interação entre família e escola.
  • Conhecer diferentes atividades e práticas curriculares que compõem os processos educativos.
  • Participar de momentos da rotina escolar.
  • Tecer os primeiros olhares para os processos educativos que constituem o espaço escolar. 

Estratégias:

  • Observar e participar de atividades interdisciplinares: comemorações cívicas, homenagens, exposições, atividades de integração família/escola, feiras multiculturais, festividades e outros eventos que envolvam a comunidade escolar.
  • Atividades de relato de experiências de professoras que atuam na Educação Infantil e Anos iniciais.
  • Entrevistas com os sujeitos envolvidos nas práticas educativas em observação. 

Após o relato de experiência, as alunas circularam pelas salas de aula da Unidade Pindorama, tendo a possibilidade de explorar os materiais e os recursos destes espaços.

 

Atualizado em: 19/05/2010