Colaborador da IENH participa do XVI Congresso Brasileiro de Custos

Dusan Schreiber, apresentou o artigo de sua autoria, intitulado “Análise reflexiva sobre as alternativas de gestão de custos em P&D”
Compartilhe:
WhatsApp
Colaborador da IENH participa do XVI Congresso Brasileiro de Custos

No período de 03 a 05 de novembro ocorreu, em Fortaleza-CE, o XVI Congresso Brasileiro de Custos, classificado como A1 pela área da Administração, Ciências Contábeis e Turismo da CAPES, tendo como tema central “Custos ambientais e sua importância para a competitividade das empresas”.  

 

Neste congresso, considerado como o mais importante do país na sua área específica, ou seja, de gestão contábil, financeira e de custos, o colaborador da IENH, Dusan Schreiber, apresentou o artigo de sua autoria, intitulado “Análise reflexiva sobre as alternativas de gestão de custos em P&D” em co-autoria com seu orientador de Doutorado em Administração, Professor Dr. Ivan Antônio Pinheiro. Neste artigo foram apresentados os resultados de sua pesquisa de tese, com base na constatação de que o processo de P&D faculta diferentes abordagens à luz de mais relevantes teorias organizacionais, o que permite realizar uma análise mais completa do processo decisório nesta área organizacional. No tocante a formas de conduzir P&D a decisão se restringe a três alternativas – P&D interno, externo ou combinando o interno com o externo.  

O artigo apresenta o caso da empresa BETA, localizada no sul do país, que adotou o modelo de externalização de atividades em P&D visando otimizar a gestão dos custos com inovação de sua carteira de produtos. O caso foi analisado reflexivamente para evidenciar os critérios adotados no processo decisório que visa definir a forma de realização das referidas atividades, trazendo para o debate diversos autores tanto de gestão estratégica de custos como de teorias organizacionais.