A acadêmica do Curso de Psicologia da Faculdade IENH e Bolsista de Iniciação Científica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS – Caroline Cargnin, esteve dia 19 de novembro apresentando trabalho sobre o videogame Antichamber, escrito com a colaboração do estudante do 1º ano do Ensino Médio da IENH – Arthur Kym.
O trabalho foi produzido na disciplina Videogames e Cognição Enativa: Bases Teóricas, ministrada pela professora Cleci Maraschin e Carlos Baum da linha de pesquisa Tecnologias, Cognição e Processos de Subjetivação, de Pós-Graduação da UFRGS. Antichamber é um game premiado e que oferece uma dinâmica especial de puzzle. O jogador se depara com pistas e enigmas estimulantes, capazes de surpreender a cada movimento.
Segundo a Coordenadora do Curso de Psicologia da Faculdade IENH – Renata Roos, que estuda sobre o assunto e participou da construção do trabalho, o estudo dos videogames para aprendizagem tem mostrado que estes têm muito a inspirar no contexto educacional. “Para Gee (2009) os bons jogos incorporam alguns dos princípios da aprendizagem, sendo eles: identidade, interação, produção, riscos, customização, agência, boa ordenação dos problemas, desafio e consolidação, “na hora certa” e “a pedido”, sentidos contextualizados, frustração prazerosa, pensamento sistemático, exploração, pensamento lateral, revisão dos objetivos, ferramentas inteligentes e conhecimento distribuído, equipes transfuncionais e performance anterior a competência”, ressalta Renata.