A Revolução Farroupilha foi comemorada no dia 20 de setembro, porém, as festividades alusivas à data continuam na IENH – Unidade Pindorama.
Nos dias 24 e 25 de setembro, momentos de Hora Cívica integraram a programação da Unidade. O primeiro dia foi destinado para a Hora Cívica com os pais, e no dia 25 foram os alunos do Ensino Fundamental que acompanharam o momento.
O Ginásio da Unidade, decorado com releituras da bandeira do Estado, confeccionadas pelas turmas do Ensino Fundamental, sediou os dois momentos.
Organizada pela Professora Anelise Domingues, uma peça teatral foi interpretada pelos alunos dos 5ºs anos A e B. O teatro, que aliou encenação e músicas, contou a história de dois turistas que, depois da Copa do Mundo no Brasil, resolveram viajar e conhecer o Rio Grande do Sul. Durante a viagem, os turistas passam pelas regiões do Planalto Riograndense, Campanha, Serras do Sudeste, Litoral Gaúcho e a capital Porto Alegre, conhecendo moradores de cada local. A bordo de um carro de aluguel, em cada parada, os turistas são recepcionados pelos gaúchos que falam sobre o local que moram através de músicas.
Um dos turistas interpretados era norte americano. O ensino da Língua Inglesa através do Currículo Bilíngue da IENH possibilitou que o aluno interpretasse o personagem falando em Inglês.
O momento foi encerrado com uma música entoada por todos os alunos das duas turmas envolvidas na apresentação.
Além da Professora Anelise, as Professoras Daniella Nogueira, Rita Mosmann, Carolina Müller e Janaína Menezes também auxiliaram na organização da Hora Cívica.