O mês de novembro é considerado o mês mundial de combate ao câncer de próstata. Em função disso, nesse mês está ocorrendo o movimento Novembro Azul. O movimento é uma campanha de conscientização dirigida à sociedade e, especialmente aos homens, para orientar sobre a importância da prevenção com exames para o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
A IENH está engajada no movimento em favor da vida e, portanto, as Unidades de Ensino Pindorama, Oswaldo Cruz e Fundação Evangélica possuem tecidos na cor azul em suas fachadas. Além disso, para todos os colaboradores que desejarem utilizar, foram distribuídas fitas na cor azul que também demonstram a adesão ao movimento.
Entenda o motivo de realizar a campanha, conforme os dados dos organizadores do Novembro Azul:
O câncer de próstata atinge grande parte da população masculina e, mesmo assim, ainda é um tema que enfrenta muitas barreiras. Quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista e, em 2014, a projeção é de que 12 mil vão morrer da doença em função da descoberta em estágio avançado.
O objetivo da campanha Novembro Azul é informar a população por meio de ações interativas, além de conscientizar sobre a importância da realização dos exames periódicos relacionados ao câncer de próstata, que é o segundo mais recorrente em brasileiros, perdendo apenas para o câncer de pele.