Alunos elaboram releituras da obra Autorretrato de Van Gogh

Através da interpretação da pintura, os estudantes realizaram a atividade
Compartilhe:
WhatsApp
Alunos elaboram releituras da obra Autorretrato de Van Gogh

A vida e as obras do artista Van Gogh já podem ser tema da prova dos alunos do 3º ano B da IENH – Unidade Oswaldo Cruz, pois eles sabem muito sobre o pintor.

Através da Internet, no mês de março, os estudantes pesquisaram sobre a vida e a obra do artista. Acessaram, virtualmente, o Museu Van Gogh e exploraram as coleções do pintor. Encontrando o autorretrato do artista realizaram, juntamente com a Professora Mari Lúcia Klug Fagundes, a descrição dos detalhes e a interpretação da obra, que resultou em falas como as seguintes:

- “Deve ser difícil fazer um retrato de si mesmo”

- “Parece triste”

- “Ele está brabo; preocupado, insatisfeito”

- “Acho que ele fez essa pintura pra mostrar pra alguém que ele está quase morrendo”

- “É pra uma pessoa que ele gosta mas eles brigaram”

- “Ainda não passou a mágoa”

- “Parece um rio, as ondinhas do plano de fundo. Que ele está mergulhado na tristeza”

- “Parece que ele precisa de ajuda”

Após esse momento os estudantes foram desafiados, através das feições de seus rostos – conforme a fisionomia do rosto do pintor – transmitir os sentimentos de Van Gogh. De acordo com a Professora Mari Lúcia, para realizar a atividade, eles vestiram um casaco azul representando o frio do inverno e também o frio da tristeza verificado na obra. Com imaginação, emoção, sensibilidade, reflexão e expressões sérias, os estudantes foram fotografados. Em seguida, no Laboratório de Informática, através das ferramentas do Paint Brush, Tux Paint e Gimp, os estudantes elaboraram o plano de fundo da foto, retratando o que perceberam na obra do pintor, como as “ondinhas de tristeza” e que ele parecia “estar camuflado na tristeza” como haviam dito durante a interpretação da obra.

Conforme a Professora, “os alunos se interessaram muito pela vida do artista e logo após realizarem a atividade, retiraram livros na biblioteca sobre ele, pesquisaram sobre a vida de Van Gogh em sites, além de ficarem curiosos e querendo conhecer a vida de outros artistas.”