Os alunos dos 3ºs anos A e B do Ensino Fundamental da IENH – Unidade Oswaldo Cruz realizaram uma saída de estudos para os Museus Visconde e do Trem, em São Leopoldo.
Acompanhados pelas Professoras Mari Lúcia Klug Fagundes e Flávia Gehlen, no dia 09 de abril, os estudantes conheceram e exploraram a história da vinda dos imigrantes alemães, a construção da ferrovia e os primeiros habitantes que aqui já se encontravam. Segundo a Professora Mari Lúcia, o passeio “foi muito importante para os alunos, pois começaram a compreender que tudo é um processo, que todas as coisas possuem uma história, que o município teve um início e que eles fazem parte de todo esse processo histórico.”
Construir suas conclusões a partir da visitação aos Museus acerca da imigração alemã e a história do município e fazer uso do patrimônio histórico como recurso educacional, valorizando o espaço visitado, mostrando sua importância para a sociedade eram alguns dos objetivos da atividade. Além disso, “observar, interagir e refletir sobre as diversas histórias que estão contidas nos Museus”, de acordo com a Professora Mari, também estiveram entre os objetivos iniciais.
A Professora Mari Lúcia relata sobre a experiência vivenciada pelos alunos na atividade Field Trip: Imigração Alemã. Acompanhe:
“Na visita guiada ao Museu Visconde, os alunos ouviram atentamente as explicações do Diretor do espaço – Márcio Linck. Eles ficaram admirados com a xícara que possuía aparador de bigode, a central telefônica e a cadeira de dentistas que os imigrantes alemães utilizavam. Também neste espaço encontraram uma foto da nossa escola, conheceram a “palmatória” e a “lousa” utilizada pelos alunos daquela época. Gostaram tanto deste espaço e ficaram tão fascinados por ele que prometeram voltar com suas famílias para poderem mostrar todas as coisas que conheceram.
A antiga estação ferroviária de São Leopoldo e primeira estação construída no Rio Grande do Sul que hoje, como museu, retrata a história da época em que a Maria Fumaça encantava a população também foi visitada pelos estudantes. Neste espaço, além de estarem em contato com réplicas dos antigos trens e conhecerem a história das primeiras linhas férreas da nossa região, os alunos também tiveram a oportunidade de voltar no tempo, entrando nos trens, caminhando em seus corredores, visitando a ala da classe alta e a da classe média da sociedade, se equilibrando nos trilhos, tocando o sino e explorando cada pedacinho, cada vagão, cada espaço que lhes era apresentado.
Nas duas visitações, quando anunciado pelas Professoras que o passeio estava no final, os alunos emitiam em coro um saudoso “ahhhhhhhhh!”, pois queriam ficar mais tempo explorando, questionando e compreendendo um pouco mais a história do nosso lugar.
Gabriel Klug Roesel ao entrar no Museu Visconde ficou surpreso ao ver que aquele espaço era muito parecido com os Museus da Alemanha, onde já morou e que, inclusive, tinha o mesmo “cheirinho”.
Os alunos ficaram encantados com os dois espaços visitados e aguardam ansiosos a segunda parte do Field Trip – Imigração Alemã.”
Fotos em: http://goo.gl/NEuXZz