Aprovada em Engenharia de Produção na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Laura Herrmann, que também é Formanda do Ensino Médio 2014 da IENH – Unidade Fundação Evangélica, relata como se preparou para enfrentar o vestibular no depoimento de hoje da série “Da IENH para a Universidade Federal”. Na formatura do Ensino Médio, em 2014, Laura também recebeu o Prêmio de Aluna Destaque da sua turma na IENH.
“Escolhi Engenharia de Produção, que estou cursando na UFRGS, pois gosto das exatas e porque quero trabalhar com consultorias empresarias.
A IENH foi minha escola desde os cinco anos de idade, então, acho que, além da minha formação de caráter, que me fez crescer a ponto de encarar uma responsabilidade como tentar ingressar em uma universidade federal, grande parte dos meus conhecimentos eu obtive lá. Eu sempre fui estudiosa, então, quando comecei a estudar de fato para o vestibular, não precisei começar do zero, já que eu havia aprendido muito bem as matérias que já tinham sido ensinadas, mas, além disso, eu fiz curso preparatório para o vestibular. Estudei bastante pra isso, mas acho que a maior preparação não pode vir dos últimos meses de estudo, mas deve ser absorvida ao longo de pelo menos um ano e meio, em que o aluno vai pra aula e realmente tenta entender a matéria e não só decorá-la. Com certeza a escola ajuda muito para os estudos do vestibular, mas não adianta um aluno frequentar a melhor escola, fazer o melhor cursinho, se não trabalhar com os estudos da forma certa. Não sei quando comecei a estudar pro vestibular de fato, os resumos eu fiz no momento em que as aulas terminaram, mas acho que estudei nos dois últimos anos da escola, porque, pra mim, o estudo não é fazer resumos, mas sim prestar atenção na aula e tentar entender a matéria de uma maneira que ela vai se fixar na mente.
Na IENH, acho que os simulados do Programa de Avaliação Sistemática – PAS, muito mais do que a matéria em si, contribuíram na preparação psicológica, já que me acostumei a lidar com várias matérias diferentes que precisavam ser estudadas e com o formato da grade de respostas
Para quem vai prestar o vestibular, seguem as minhas dicas: mude a sua postura agora, você não precisa gastar noites estudando para um teste ou uma prova. Comece a sugar todas as informações na sala de aula, anote tudo o que você achar importante e tente viver o conteúdo, assim, na hora que precisar do conhecimento, não vão ser só informações decoradas que você vai saber, mas terá a capacidade de associar muitos conteúdos pra conseguir responder cada questão.”