“Da leitura de imagem a leitura da palavra!” – Este é o projeto que está sendo desenvolvido pela turma do 1ª ano B do Ensino Fundamental da IENH – Unidade Pindorama.
De acordo com a Professora Renate Thermann Griggio, o tema aborda as artes de um modo geral, porém com maior enfoque nas esculturas em suas diferentes modalidades.
Esculturas em papel, argila, sabão e sucata já foram confeccionadas pelos alunos. Conforme a Professora Renate, antes de iniciarem o trabalho com a sucata, os estudantes conheceram a história da artista Efigênia Rolim, que utiliza “lixo”, ou seja, materiais que outros descartam, para elaborar suas esculturas. Em um segundo momento os estudantes coletaram embalagens e rótulos de produtos consumidos pelas famílias durante duas semanas e os utilizaram para atividades de letramento e alfabetização, agrupando rótulos com as letras iniciais, estabelecendo relações com o próprio nome, com o nome dos colegas e com outras palavras do seu cotidiano. Após a exploração, também confeccionaram esculturas utilizando esses materiais e que representavam personagens. Conforme a Professora Renata, em grupo, os alunos escreveram uma história da personagem que criaram, exercendo a escrita espontânea.
Os rótulos das embalagens possibilitaram desenvolver outras atividades como a realização de caça-palavras, acróstico, cruzadinha e atividades matemáticas envolvendo identificação de números, pesos e medidas e, ainda, desafios em que adição e subtração foram utilizadas. O interesse pela leitura e escrita dos rótulos foi além, chegando à Educação Tecnológica, em que os alunos foram desafiados a criar sua própria cruzadinha, envolvendo a identificação dos produtos.
Sobre o projeto, a Professora Renate ainda fala dos próximos passos e objetivos:
“O nosso projeto está só começando! Queremos ir muito além e visitar escultores para vivenciar essa arte que nos permitirá uma leitura dos artistas e das suas obras percebendo intencionalidades e significados nas suas produções. No entanto, o maior objetivo é possibilitar que essa leitura da arte e do mundo que nos cerca, possa impulsionar cada aluno a desvendar e ler não somente a palavra, mas o que está por traz dela, ou seja, o real significado que cada palavra possui no seu próprio contexto. Dessa forma, formaremos leitores competentes que conseguem olhar para além da decodificação e perceber intencionalidade na leitura e escrita.”