Da IENH para a Universidade Federal: os alunos da 2ª série

Estudantes foram aprovados no vestibular antes de completar o Ensino Médio
Compartilhe:
WhatsApp
Da IENH para a Universidade Federal: os alunos da 2ª série

Eles estavam na 2ª série do Ensino Médio e tiveram a feliz descoberta de encontrar os seus nomes no listão da Universidade Federal. Eduarda Junker Cardoso, Henrique Cabral Scherer, Raquel Reis de Jesus e Susan Kirsch Schneider – são esses os quatro alunos da IENH – Unidade Fundação Evangélica que neste ano estão cursando a 3ª série do Ensino Médio e que foram aprovados no Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no início deste ano.

A futura aluna de Relações Internacionais – Susan afirma que ficou surpresa ao encontrar seu nome no listão. Ela conta que hoje se sente preparada para prestar o vestibular “valendo”, pois a aprovação mostrou que o aprendizado que tem na IENH é muito bom, que o currículo de 35 horas faz diferença e que, por isso, sabe que possui plena capacidade de alcançar novamente a aprovação na UFRGS.

A Eduarda, que quer cursar Jornalismo, lembra que os simulados do Programa de Avaliação Sistemática – PAS foram essenciais para o resultado encontrado no vestibular. “Me senti preparada para realizar o vestibular, já estava acostumada com o formato da prova por causa do PAS”, é o que afirma a estudante que fez a prova para poder ter sua redação corrigida pelos professores da Universidade.

A estudante Raquel afirma: “Eu estava muito segura para escrever a redação e me senti preparada para lidar com o tempo, que pode ser o pior inimigo durante a prova”. De acordo com a aluna, a única dificuldade que teve foi em relação aos conteúdos que irá aprender neste ano, que ainda não conhecia na 2ª série, quando realizou a prova. Em 2016, ela pretende prestar vestibular para Direito e afirma que já começou a estudar em casa. Raquel ainda conta que a aprovação no vestibular da UFRGS em 2015 “deu mais motivação”, mostrando que é capaz de alcançar a vaga tão esperada na Universidade, através do potencial que a IENH proporciona.

Mesmo sabendo da grande concorrência que vai enfrentar, Henrique quer estudar Medicina na UFRGS. O aluno conta que para a sua família a aprovação na Universidade em 2015 representou muito, mas que para ele a percepção foi outra. Henrique aproveitou o resultado do vestibular para verificar quais as áreas que precisa estudar mais. Visando a correção da redação, o estudante diz que o resultado em 2015 está incentivando muito o seu estudo para o vestibular de 2016.

Se o listão do vestibular de 2016 da UFRGS vai conter ou não os nomes dos quatro alunos nada se pode afirmar. Porém, que os estudantes são capacitados e estão motivados não se pode negar. A aprovação no vestibular da Universidade Federal sem o Ensino Médio completo demonstra uma conquista. O ano que antecede o vestibular “valendo” será de muito estudo para esses e para os outros alunos que querem uma vaga na Federal. O bom pra eles é que, além do apoio da família e dos amigos, também contam com o apoio da IENH, que estará ao lado deles durante a caminhada até a Universidade.