IENH sedia Conferência Livre sobre os direitos da criança e do adolescente

Evento reuniu alunos e educadores
Compartilhe:
WhatsApp
IENH sedia Conferência Livre sobre os direitos da criança e do adolescente

A IENH – Unidade Fundação Evangélica sediou, no dia 13 de maio, a Conferência Livre (pré-conferência), promovida pelo Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente – CMDCA.

De acordo com a Coordenadora do Programa Socioambiental da IENH – Isabel Lizakoski, a Conferência Livre abre um espaço de diálogo com crianças e adolescentes, com foco no fortalecimento da cidadania infanto-juvenil a partir de uma visão crítica, participativa, democrática e transformadora.

Do evento, participaram os alunos das 2ªs séries A e B do Ensino Médio da Unidade, os estudantes e Professores da Escola Estadual Especial Keli Meise Machado, jovens da Casa Lar do Menino com seus educadores e alunos e Professores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE.
 

Após a abertura da Conferência Livre, com a fala dos representantes do CMDCA e da IENH, os participantes foram divididos em grupos que participaram de quatro oficinas diferentes. A oficina sobre a Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes, desenvolvida pelo representante da Diretoria de Inclusão Digital da Secretaria de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital – Lucas Backes, abordou questões que envolvem a infância e adolescência na era digital.  A Professora do Curso Superior em Psicologia da Faculdade IENH – Analice Brusius ministrou a oficina sobre a Proteção e Defesa de Direitos, em que falou sobre a cultura como estratégia para trabalhar a proteção e defesa de direitos e o fortalecimento da convivência familiar e comunitária. Marcelo Vier – Professor da IENH foi quem conversou com os participantes na Oficina Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes. A Oficina Controle Social e Gestão da Política de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, ministrada pelo Téologo e Professor da IENH – Marcelo Ackermann juntamente com a responsável pelos projetos sociais dos Maristas em Canudos – Lúcia Flesch, abordou o tema mais voltado para o público adulto, falando sobre o controle social e a gestão pública
da política em questão dos direitos da criança e do adolescente.

De acordo com o Assessor Jurídico da CMDCA – Hélio Feltes Filho, em 2015, 11 conferências livres já estão sendo realizadas como forma de reuniões preparatórias para a XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que acontece no dia 29 de maio, na Sociedade Ginástica Novo Hamburgo – SGNH. O Assessor ainda relata:

Assessor Jurídico da CMDCA – Hélio Feltes Filho

“Na Conferência Municipal, toda a sociedade se reúne para avaliar a política e atendimento à criança e também projetar melhorias. Além disso, nas conferências livres, o objetivo também é sensibilizar, mobilizar e levantar demandas a respeito dos direitos das crianças e adolescentes.”

 

 

 

 

Assessor Jurídico da CMDCA – Hélio Feltes Filho

As alunas da 2ª série A da Unidade – Ana Luiza Moller, Bárbara Luana Wollmeister, Taís de Zanetti de Souza, Thamís Hugenthobler Lacerda, que participaram da Oficina Promoção dos Direitos das Crianças e Adolescentes, contaram o que acharam do evento:

Alunas da IENH - Bárbara, Ana Luiza, Thamís e Taís“Podemos dizer que foi uma experiência muito diferente. Com certeza abrimos a “nossa cabeça”, o nosso ponto de vista. Saber da realidade de outros adolescentes e também ouvir o que as pessoas das entidades pensam foi muito importante. O fato de o evento contar com a tradutora que auxiliava os participantes com deficiência auditiva foi algo que achamos muito legal também.”

 

 

 

Alunas da IENH - Bárbara, Ana Luiza, Thamís e Taís