Cantar, atuar e desenhar: a inspiração que vem das artes

Diversas atividades artísticas foram desenvolvidas no primeiro semestre do ano, na Fundação Evangélica
Compartilhe:
WhatsApp
Cantar, atuar e desenhar: a inspiração que vem das artes

Do canto ao instrumento, da produção à interpretação, do rascunho à arte final, o primeiro semestre foi de muita inspiração e trabalho nas aulas de artes dos alunos da IENH – Unidade Fundação Evangélica.

Sendo essas três vertentes – música, artes plásticas e teatro – o que integra o currículo dos alunos, a arte foi desenvolvida a partir da percepção, emoções e ideias dos estudantes ligadas aos conteúdos propostos em aula.Com temas específicos de trabalhos, os encontros contemplaram as diferentes habilidades dos alunos nas áreas culturais.

Música

“Viver e não ter a vergonha de ser feliz. Cantar (e cantar e cantar) a beleza de ser um eterno aprendiz” – GONZAGUINHA

Ministradas pela Professora Joana Haar, as aulas de música para o Ensino Fundamental tiveram diferentes temáticas de acordo com cada nível. Nos 7ºs anos, as estruturas musicais e a prática vocal foram trabalhadas, nos 8ºs anos o fazer musical instrumental foi abordado e os alunos dos 9ºs anos aprenderam sobre a utilização da voz e dos elementos da música. No que se trata ao estilo musical, Joana comenta que as turmas dos 7ºs e 8ºs anos trabalharam músicas populares nacionais e internacionais, enquanto as músicas antigas, através da passagem por diversas civilizações que ajudaram a entender a história da música mundial, foram abordadas nas turmas dos 9ºs anos.

Participações em momentos de meditação, apresentação no dia da voz com a entrega de bilhetes sobre os cuidados com a voz para os funcionários da Unidade e também a apresentação na entrega de boletins integraram os eventos em que o público pôde acompanhar os cantores e instrumentistas do Ensino Fundamental.

De acordo com Joana, a experiência de cantar com divisão de vozes e a experimentação de formar acordes ao teclado para compreender a estrutura das músicas foi, com certeza, o momento que mais envolveu os estudantes dos 9ºs anos. Body music – momento especial de experiência com música corporal com recursos do grupo Barbatuques – foi a atividade que mais animou os estudantes dos 7ºs anos.

Para o próximo semestre, quais serão os passos da música na sala de aula? A Professora Joana também conta. As turmas dos 7ºs anos realizarão experiências vocais com o objetivo de formar grandes grupos de cantores, teoria e prática instrumental. “Sonoplastia e música de cinema” seguirá como o tema dos 8ºs anos e dos 9ºs anos, visando descobrir e compreender melhor a história da música continuará com a temática “Músicas do Mundo”.

Artes Plásticas

“Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol.” – PABLO PICASSO

As aulas de Artes Plásticas na Unidade são direcionadas para os Ensinos Fundamental e Médio. O desenvolvimento das habilidades manuais através de diferentes técnicas tornou as aulas do primeiro semestre de 2015 diversificadas.

A Professora Eliana Ennes da Silva conta que a história da arte antiga foi abordada nos encontros com o Ensino Médio, enquanto as técnicas de origami e kirigami, luz e sombreamento, desenho de interiores foram as temáticas trabalhadas nos 7ºs, 8ºs e 9ºs anos, respectivamente.

Durante todas as atividades, em geral, todos os alunos se envolveram e gostaram do resultado obtido com o trabalho.

A Mostra de Artes durante a Semana das Ciências, Artes e Tecnologias já está sendo visada pela Professora e também pelos estudantes. A preparação e a seleção dos trabalhos a serem expostos já estão acontecendo durantes os encontros das turmas.

Teatro

“O propósito do teatro é fazer o gesto recuperar o seu sentido, a palavra, o seu tom insubstituível, permitir que o silêncio, como na boa música seja também ouvido, e que o cenário não se limite ao decorativo e nem mesmo à moldura apenas - mas que todos esses elementos, aproximados de sua pureza teatral específica, formem a estrutura indivisível de um drama.”CLARICE LISPECTOR

O primeiro semestre foi muito produtivo nas aulas de teatro. As aulas direcionadas ao currículo normal e também aos Centros de Interesses foram ministradas pelo Professor Fábio Ferraz.

Os 7ºs anos criaram teatro de animação de objetos e animações com stop motion. Nos encontros dos 8ºs anos, máscaras e textos que contaram as histórias das mesmas foram criadas. Os 9ºs anos iniciaram os estudos sobre o antigo teatro greco-romano. Nos Centros de Interesses, jogos diversos de atuação foram desenvolvidos.

De acordo com o Professor, os Centros de Interesses da IENH já formaram grupos de teatros nas três unidades da IENH – Pindorama, Oswaldo Cruz e Fundação Evangélica, somando 90 alunos. Além disso, no primeiro semestre um projeto inovador de teatro infantil foi iniciado pelo grupo "NÃO TEMOS NOME AINDA", que é formado por ex-alunos da Instituição.

Nos projetos que estão sendo desenvolvido, Fábio destaca alguns dos Centros de interesses.

- Parceria com o Teólogo e Professor Marcelo Ackermann para a montagem de uma peça inspirada na passagem bíblica do profeta Jonas e a Baleia, adaptada para o público infantil;

- Montagem de uma peça para o Intercâmbio de Teatro da Rede Sinodal de Educação – INTESI 2015 com o grupo de 8ºs e 9ºs anos;

 - Remontagem da peça "Bem-vindos ao Pan Americano Palace Hotel", montada pela primeira vez em 2005 e que agora volta para comemorar os seus 10 anos.

- O projeto infantil do grupo de ex-alunos que estreia em outubro.

O Professor ainda lembra que o grupo do Ensino Médio já está em processo de ensaios.