37º aniversário do Movimento Roessler é comemorado na Fundação Evangélica

Foi na Unidade que surgiu a ideia da criação da entidade
Compartilhe:
WhatsApp
37º aniversário do Movimento Roessler é comemorado na Fundação Evangélica

Atuando em prol do meio ambiente, realizando projetos visando a defesa ambiental desde 1978, o Movimento Roessler completou 37 anos de existência neste ano. A comemoração dessa importante data ocorreu no lugar em que o pontapé inicial para o surgimento do grupo aconteceu, na IENH – Unidade Fundação Evangélica.

Foi em uma aula de Ecologia ministrada pelo ex-diretor e ex-professor da Instituição – Kurt Schmeling na Unidade, que uma turma de alunos da época resolveu formar um grupo de ecologistas. Os alunos, que discutiam o desastre ecológico da Praia do Hermenegildo, em Santa Vitória do Palmar (RS), em que o derramamento de produtos tóxicos no mar causou a morte de animais nas águas e em terra, e também estudavam a importância das áreas verdes previstas no plano diretor da cidade, resolveram dar o primeiro passo para a criação do movimento.

Na comemoração do 37º aniversário, que ocorreu na noite de 16 de junho, o ex-diretor contou um pouco dessas duas histórias – da IENH e do Movimento Roessler, relatando que a iniciativa dos alunos foi a semente plantada que, com as ações do grupo cresceu e deu vida à entidade.

O evento realizado na Sala de Conferências da Unidade, também contou com a presença do atual presidente do Movimento Roessler e do Comitesinos – Arno Kayser, a Secretária Executiva do Comitesinos – Viviane Nabinger, que recebeu homenagem pela sua contribuição à entidade, voluntários do Movimento, o Diretor Geral da IENH – Seno Leonhardt e demais representantes da Instituição.

Homenageando a entidade aniversariante, um grupo de alunos dos 9ºs anos do Ensino Fundamental da IENH – Unidade Fundação Evangélica com a orientação da Professora Ana Machado realizou uma apresentação sobre as ideias de como os adolescentes podem auxiliar a causa ambiental. Além disso, o aluno do 7º ano do Ensino Fundamental – Júlio Dilli de Paula e a Professora Joana Haar, ao teclado e com voz, entoaram as canções “Cuida de mim” e “Planeta Água” como forma de também homenagear o Movimento.

Na IENH, o momento foi organizado pela Coordenadora dos Programas Socioambientais – Isabel Lizakoski.