O segundo e último dia do Fórum Social do Ensino Médio contou com histórias e homenagens em comemoração aos 10 anos do Programa Social Um Olhar para o Outro.
Em um grande círculo, alunos, professores e funcionários ouviram atentamente os depoimentos dos ex-alunos da Instituição que participaram do Programa ao longo da primeira década de existência. Os relatos, que ocorreram de maneira presencial ou através de vídeo, demonstraram o poder transformador do Programa na vida dos jovens que realizaram os projetos sociais. Foi com o Um olhar para o Outro que os ex-alunos afirmaram terem olhado para o próximo, ampliando a visão que possuíam do mundo. Convivendo com pessoas de lugares como os lares de idosos e crianças e as creches, os ex-alunos contam que conheceram uma realidade muito diferente da que viviam e isso foi muito importante para o próprio amadurecimento. Até mesmo a escolha profissional de alguns dos ex-alunos foi realizada a partir do Programa, como é o caso de uma ex-aluna que realizou o projeto social com crianças e, por isso, hoje estuda para atuar como odontopediatra.
O resumo dos depoimentos dos visitantes e as falas da Vice-Diretora de Educação Básica e Coordenadora da Unidade Fundação Evangélica – Déborah Cassel e da Coordenadora do Programa Socioambiental – Isabel Lizakoski demonstram que o Programa Um Olhar para o Outro trata-se de uma aposta que deu certo. Com o comprometimento e empenho de muitos, a semente plantada em 2005 germinou e gerou ótimos frutos ao longo desses 10 anos, desenvolvendo o espírito solidário nos mais de 1.000 alunos que passaram pelo Programa e também transformando vidas de quem doou um pouco de si e recebeu um pouco dos outros.
Após os depoimentos, o momento foi destinado às homenagens. Todos os alunos das 3ªs séries, que desenvolveram os projetos sociais, receberam dos seus professores orientadores os certificados de participação. Os estudantes também entregaram os certificados aos professores. Os ex-alunos receberam lembranças entregues pela Coordenadora Isabel. Os professores que acompanharam o Programa Um Olhar para o Outro durante os 10 anos, receberam menções honrosas. Em nome da Instituição, a Vice-Diretora entregou uma menção honrosa e um mimo à Coordenadora Isabel.
O evento contou com a presença de um grupo musical formado por alunas da IENH e participantes do Programa Arte em Movimento, que assim como o Um Olhar para o Outro, integra o Programa Socioambiental da IENH. Sob a regência da Professora Joana Haar e com o acompanhamento dos Professores Luan Costa e Caroline Lutz, o grupo cantou e tocou a música “O Amanhã Colorido”.
O Fórum Social foi encerrado com o momento de sessão de fotos e confraternização dos presentes.