Acadêmicos da Faculdade IENH realizam estudo sobre a qualidade do sono

Pesquisas foram desenvolvidas na disciplina de Desenvolvimento de Pessoas e Liderança
Compartilhe:
WhatsApp
Acadêmicos da Faculdade IENH realizam estudo sobre a qualidade do sono

Nos estudos sobre vida saudável realizados na aula de Desenvolvimento de Pessoas e Liderança da Faculdade IENH, os acadêmicos evidenciaram interesse sobre a qualidade do sono.

De acordo com a Professora que ministra a Disciplina – Isabel Lizakoski, para transformar esse interesse em dados objetivos, uma pesquisa foi realizada com todos os acadêmicos dos cursos da Faculdade.

Os acadêmicos selecionaram as seguintes questões para a pesquisa: apresenta sono tranquilo, dorme de 6 a 8 horas, tem insônia, usa medicação e acorda disposto. Para aplicar a pesquisa, os alunos distribuíram o questionário aos demais acadêmicos e com as respostas compilaram as informações através da ferramenta Google Doc, possibilitando a visualização do resultado em gráficos.

Com base nos resultados da pesquisa, os acadêmicos produziram artigos com embasamento teórico que possibilitou a fundamentação para cada questão pesquisada.

Foram entrevistados 163 alunos, sendo 29 do Curso de Redes, 83 do Curso de Administração, 09 do Curso de Analise e Desenvolvimento de Sistemas e 42 do Curso de Psicologia, com idades entre 18 e 60 anos.
 
Abaixo, a apresentação dos acadêmicos segundo a análise dos dados realizada de acordo com as questões pesquisadas.
 
- TRANQUILIDADE DO SONO
Através da pesquisa realizada, nota-se que alunos de Redes seguidos dos estudantes de Administração têm geralmente o sono mais tranquilo, representando aproximadamente 70% dos alunos de cada curso.
Levando em consideração o sexo, as mulheres são as que geralmente apresentam o sono mais tranquilo, com menor índice de insônia e indisposição.
 
- DURAÇÃO DO SONO
De acordo com a pesquisa realizada pela turma, entre homens e mulheres da Faculdade IENH, as mulheres dormem mais em comparação com os homens. O resultado apresentado foi de que 57% das mulheres dormem quase sempre de 6 a 8 horas por dia.
Entre os cursos, os que têm um período maior de sono, são os acadêmicos do curso de Administração, seguidos pelos de Psicologia, Redes e por último os de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, dos quais 44% quase nunca dormem de 6 a 8 horas.
 
 - INSÔNIA
Segundo a pesquisa realizada entre os acadêmicos da IENH, em Redes 7%, Administração 7%, Psicologia 15% e Análise de Sistemas 44%, sempre e quase sempre tem insônia.
 
- USO DE MEDICAÇÃO PARA DORMIR
Na análise dos resultados,90% dos alunos do curso de Psicologia não faz uso de medicamentos para melhoria do sono. Este percentual aumenta nos cursos de Administração 94% e Redes de Computadores 97%. No curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas o percentual é de 89%.
Quando questionados sobre o uso contínuo de substâncias, no curso de Psicologia 2% dos alunos fazem uso, na Administração 1%, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Redes 0%. Levando em consideração os 163 estudantes da Faculdade, apenas 02 fazem uso contínuo de medicação. Nos estudantes de Psicologia 2% fazem uso de substâncias quase sempre, Administração e Redes 0% e Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1%.
Quando questionados sobre o uso raramente de substâncias psicoativas para auxiliar na qualidade do sono, 5% dos alunos de Psicologia e Administração, 0% do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e 1% do curso de Rede de Computadores, quase nunca utilizam de tais substâncias.
 
- DISPOSIÇÃO AO ACORDAR
Com base na pesquisa realizada, percebe-se que apenas 10% dos homens entrevistados sempre acordam dispostos, se o fato é preocupante, o que mais impressiona é a porcentagem de mulheres que relataram a mesma situação, cerca de 5%.
Percebe-se certa oscilação entre despertar disposto ou não. Enquanto 54% dos homens e 60% das mulheres declararam que “quase sempre” acordavam dispostos, 30% dos homens e 26% das mulheres disseram ser uma verdadeira raridade. A amostragem trouxe que apenas uma pequena porcentagem tanto do sexo masculino quanto feminino que responderam a pesquisa afirmando que nunca acordam dispostos.
Ao efetuarmos uma análise, levando em consideração os cursos abrangidos na pesquisa, alguns dados despertam atenção. Em torno de 17% dos estudantes do curso de Redes acordam dispostos, enquanto os demais cursos ficam de 0 a 7%. Os estudantes de Administração apresentam duas estatísticas um tanto interessantes, de todos os alunos entrevistados, nenhum declarou sempre acordar disposto. Dado este que fecha com o item seguinte, já que 44% quase nunca acorda disposto.