Ser Bilíngue me Inspira – O Bilinguismo e o mercado de trabalho

Primeira postagem especial em comemoração aos 10 anos do Currículo Bilíngue da IENH
Compartilhe:
WhatsApp
Ser Bilíngue me Inspira – O Bilinguismo e o mercado de trabalho

Iniciado em 2005, a primeira década de trabalho da IENH com a Educação Bilíngue alcançou alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, garantindo a aprendizagem nas Línguas Inglesa e Portuguesa.

Para comemorar esses 10 anos do Currículo Bilíngue da IENH, a partir de hoje vamos iniciar uma série de postagens comemorativas que vão retratar o dia a dia do bilinguismo na sala de aula e a importância de ser bilíngue na atualidade.

Na primeira postagem é a Professora Ana Cristina Klein que fala sobre a importância de ser bilíngue na vida profissional e o destaque de quem fala e pensa em dois idiomas no mercado de trabalho. Ana dá aula nos Estudos Avançados em Língua Inglesa, que é a continuidade do Currículo Bilíngue no Ensino Médio e visa desenvolver a comunicação fluente na Língua Inglesa, o conhecimento da cultura de outros países e a capacitação para cruzar fronteiras culturais transitando na diversidade e no contexto dos negócios internacionais. Acompanhe o relato da Professora:

“Na vida profissional, vemos a vantagem do aluno ter um ensino bilíngue de duas maneiras: uma pela capacidade de raciocinar em inglês, de formular conceitos diretamente na língua estrangeira. O cérebro do indivíduo bilíngue não pensa em português e traduz. Ele automaticamente acessa a língua estrangeira, que para ele não é estrangeira. Isto é vantajoso ao indivíduo na hora de conversar, negociar e argumentar. A outra vantagem é que o ensino bilíngue desenvolve a Inteligência Cultural, que é a habilidade de ser bem sucedido em relações pessoais ou profissionais com pessoas de outras culturas. O Inglês continuará a ser a língua internacional de comunicação entre os povos.

Hoje não se pensa a necessidade do Inglês apenas para quem trabalha com Comércio Exterior ou Relações Internacionais. Com o avanço das oportunidades de estudar e trabalhar no exterior, ser bilíngue é uma vantagem competitiva para um profissional de qualquer campo. Um médico que vai a um congresso no exterior, se for bilíngue, poderá apresentar um trabalho sem tradutor, poderá interagir com colegas de todas as partes do mundo de forma natural.

Em questão da Educação Bilíngue na IENH, os Estudos Avançados em Língua Inglesa proporcionam atividades em que o aluno usa o Inglês sendo proativo, desenvolvendo projetos e interagindo com empresários de diferentes culturas. Para o aluno que cursou o Currículo Bilíngue na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, a continuidade do estudo do Inglês no Ensino Médio é importante para que a desenvoltura do aluno continue a ser estimulada. Nos Estudos Avançados desenvolvemos atividades em que os alunos apresentam projetos em Inglês, argumentando na língua estrangeira, o que é muito importante para o desenvolvimento do estudante.”

Uma das atividades dos Estudos Avançados em Língua Inglesa foi a visita de uma empresária norte-americana. A importadora de calçados femininos – Eleanor Anukam conversou com os alunos, que além de exercitarem a Língua Inglesa também conheceram a cultura americana. Moradora de Dallas, no Texas, Eleanor também respondeu a questionamentos dos estudantes sobre o seu trabalho, modo de vida e diferenças dos países. Além disso, tendo os pais morando na Nigéria, a convidada fez paralelos culturais entre os locais. O momento foi acompanhado pela Professora Ana e também pela Professora Janaína Menezes.

Confira um breve registro do momento: