As vivências internacionais e o contato com diferentes culturas são oportunidades possibilitadas aos alunos que cursam o Currículo Bilíngue da IENH.
Com 10 anos de existência desse Currículo, os alunos da IENH realizaram amizades com pessoas de diversos lugares do mundo através da participação nos Intercâmbios presenciais e virtuais, desenvolveram a Língua Inglesa e ainda ampliaram conhecimentos sobre diversas culturas.
O aluno da 3ª série A do Ensino Médio da Unidade Fundação Evangélica – Klaus Dietrichkeit, que cursou o Currículo Bilíngue durante a Educação Infantil e o Ensino Fundamental e também foi aluno dos Estudos Avançados em Língua Inglesa afirma que as vivências internacionais possibilitadas pela IENH permitiram que ele não só desenvolvesse o Inglês, mas também aplicasse no mundo tudo o que aprendeu em sala de aula.
No 5º ano do Ensino Fundamental e na 2ª série do Ensino Médio, Klaus participou do English Camp, que é uma imersão em Língua Inglesa realizada em um hotel fazenda no Distrito de Itapetininga, em São Paulo. Durante o acampamento acontecem vivências culturais monitoradas pelos especialistas locais e pelos professores acompanhantes da IENH e toda a comunicação acontece em Inglês. Na ida ao acampamento durante o 5º ano, Klaus participou das atividades propostas e ainda recebeu uma certificação por se comunicar com destaque em Inglês durante todo o período de imersão. Na sua segunda participação, o aluno acompanhou e monitorou os estudantes que no momento cursavam o 5º ano. Klaus explica que as atividades esportivas comuns dos Estados Unidos, como o baseball e o hóquei, são praticadas no acampamento e todas as tarefas do dia a dia, em que a comunicação é necessária, são realizadas em Língua Inglesa.
Klaus também integrou o primeiro grupo de alunos da 8ª série da IENH que participou do Intercâmbio no Canadá. Além da prática da Língua Inglesa todos os dias com aulas e muitos passeios pelas cidades e pontos turísticos do país, a vivência internacional também possibilitou o contato com pessoas de diversas nacionalidades. O estudante da 3ª série relata que conheceu canadenses, japoneses, chineses, peruanos e colombianos. Segundo ele, o Intercâmbio cultural esteve muito presente durante toda a viagem.
Já sendo fluente na Língua Inglesa, Klaus comenta que o conhecimento adquirido nas aulas no Currículo Bilíngue e nos Estudos Avançados também permitem que ele não tenha problemas ligados à comunicação durante as viagens que realiza para os Estados Unidos com sua família. A bagagem cultural adquirida e a facilidade no segundo idioma foram construídas desde as séries iniciais em que Klaus não somente cursou o Currículo Bilíngue, mas também pôde vivenciá-lo através de diversas experiências que hoje já fazem a diferença na vida do aluno que fala, pensa, vive e pode conquistar o mundo em dois idiomas.