Seguindo as postagens especiais em comemoração aos 10 anos do Currículo Bilíngue da IENH, hoje vamos mostrar que aprender em dois idiomas desenvolve habilidades importantes não apenas para o dia a dia em Sala de Aula, mas também para a rotina fora dela. Na missão de explicar sobre essas habilidades, a Coordenadora da Unidade Oswaldo Cruz – Célia Maria dos Reis Corrêa é quem nos auxilia.
Sobre o assunto
Segundo o dicionário, intelecto é inteligência, a capacidade de acumular conhecimento e processar informação, o raciocínio. E de acordo com a Coordenadora Célia, o aprofundamento do desenvolvimento intelectual também compreende um dos diferenciais do aluno bilíngue da IENH.
“Durante a construção do Currículo Bilíngue e desde a sua implantação, a observação do desenvolvimento intelectual dos nossos alunos, através de atividades do cotidiano e nas avaliações internas e externas, foram constantes. Esses dados foram fundamentais para justificar e apoiar a nossa escolha pelo ensino em dois idiomas. Além disso, existem estudos e pesquisas que comprovam que os alunos bilíngues apresentam desempenho superior aos monolíngues em diversas áreas do saber.”, afirma Célia.
Pensar em Português e Inglês é uma habilidade que dá abertura aos alunos para que possam construir hipóteses e desenvolver perfil questionador. Sobre esse ponto a Coordenadora comenta:
“O campo de possibilidades para estabelecer relações e construir hipóteses se amplia na medida em que os conteúdos são desenvolvidos em Português e Inglês e o aluno é levado a pensar nas duas línguas.”
A imaginação e a criatividade são processos também ampliados nos estudantes bilíngues. A realização das atividades em dois idiomas permite o desenvolvimento dessa habilidade.
“A criatividade é desenvolvida a partir de atividades que possibilitam a investigação, a pesquisa e as observações em campos ampliados considerando a diversidade cultural e, nesse caso, estudando também as culturas de outros países que têm o idioma Inglês como Língua Materna.”