Ser Bilíngue me Inspira – As habilidades de quem aprende em dois idiomas

Depoimentos da Coordenadora da Unidade Oswaldo Cruz
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Ser Bilíngue me Inspira – As habilidades de quem aprende em dois idiomas

Seguindo as postagens especiais em comemoração aos 10 anos do Currículo Bilíngue da IENH, hoje vamos mostrar que aprender em dois idiomas desenvolve habilidades importantes não apenas para o dia a dia em Sala de Aula, mas também para a rotina fora dela. Na missão de explicar sobre essas habilidades, a Coordenadora da Unidade Oswaldo Cruz – Célia Maria dos Reis Corrêa é quem nos auxilia.

Sobre o assunto

Segundo o dicionário, intelecto é inteligência, a capacidade de acumular conhecimento e processar informação, o raciocínio. E de acordo com a Coordenadora Célia, o aprofundamento do desenvolvimento intelectual também compreende um dos diferenciais do aluno bilíngue da IENH.

“Durante a construção do Currículo Bilíngue e desde a sua implantação, a observação do desenvolvimento intelectual dos nossos alunos, através de atividades do cotidiano e nas avaliações internas e externas, foram constantes. Esses dados foram fundamentais para justificar e apoiar a nossa escolha pelo ensino em dois idiomas. Além disso, existem estudos e pesquisas que comprovam que os alunos bilíngues apresentam desempenho superior aos monolíngues em diversas áreas do saber.”, afirma Célia.

Pensar em Português e Inglês é uma habilidade que dá abertura aos alunos para que possam construir hipóteses e desenvolver perfil questionador. Sobre esse ponto a Coordenadora comenta:

“O campo de possibilidades para estabelecer relações e construir hipóteses se amplia na medida em que os conteúdos são desenvolvidos em Português e Inglês e o aluno é levado a pensar nas duas línguas.”

A imaginação e a criatividade são processos também ampliados nos estudantes bilíngues. A realização das atividades em dois idiomas permite o desenvolvimento dessa habilidade.

“A criatividade é desenvolvida a partir de atividades que possibilitam a investigação, a pesquisa e as observações em campos ampliados considerando a diversidade cultural e, nesse caso, estudando também as culturas de outros países que têm o idioma Inglês como Língua Materna.”