Vivências internacionais – Experiências de um aluno bilíngue

Participação em Intercâmbios contribuiu para o desenvolvimento do aluno na Língua Inglesa
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Vivências internacionais – Experiências de um aluno bilíngue

Aluno da IENH desde 2004, Arthur Tobias Leist iniciou seus estudos na Unidade Pindorama com 03 anos. Atualmente matriculado no Currículo Bilíngue, o estudante cursa o 9º ano, que é o último ano do Ensino Fundamental, na Unidade Fundação Evangélica.

Depois de anos aprendendo o conteúdo da Sala de Aula em Língua Inglesa e Portuguesa, Arthur, que é um estudante bilíngue, revela que as vivências internacionais proporcionadas pela IENH foram e são essenciais para o seu desenvolvimento no segundo idioma.

A primeira oportunidade de imersão na Língua Inglesa ocorreu no 6º ano, quando participou do English Camp.  O acampamento que propõe a imersão através de atividades rotineiras, desafios e brincadeiras, possibilitou que o Arthur pudesse praticar a fala em Inglês, conhecesse hábitos diferentes e ainda se preparasse para o contato com pessoas de outras nacionalidades.

Durante todo o Ensino Fundamental o estudante participou de intercâmbios virtuais, em que a comunicação com alunos de diversos países aconteceu. Todas as conversas e aprendizados compartilhados sempre ocorreram em Inglês, o que Arthur alega ter sido algo muito importante para o seu desenvolvimento.

A vivência mais especial para Leist foi a participação no Intercâmbio para o Canadá, que ocorreu no mês de julho deste ano. O estudante conta que conhecer diferentes lugares nas cidades como Quebec, Montreal, Toronto e Ottawa foi algo tão positivo que ele recomenda a viagem para todos que possuem interesse. Além das aulas destinadas para o aperfeiçoamento da Língua Inglesa nas formas escrita e oral, o Intercâmbio permitiu que o aluno conhecesse não somente a cultura canadense, mas também a de muitos outros países. Arthur relata que conviveu com colegas de locais como México, Rússia, Alemanha, China e República Dominicana, construindo amizades internacionais. Em questão do Inglês, o aluno comenta: “Depois de certo tempo, estando lá no Canadá, perdi a vergonha de me comunicar. Falar em Inglês se tornou algo automático.”

Sobre o futuro, o estudante conta que pretende cursar o Ensino Superior fora do Brasil. Ele diz que tem certeza que estudar Inglês desde criança será essencial para que consiga atingir essa meta.

O Arthur é mais um exemplo de que ser bilíngue faz diferença. A história dele também faz parte da história de uma década do Currículo Bilíngue da IENH.