No mês de agosto, os alunos do 4º ano A do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Oswaldo Cruz iniciaram o estudo sobre as horas, nas aulas de Língua Inglesa.
Inicialmente, surgiu na turma a curiosidade de aprender sobre os primeiros relógios inventados pela humanidade e também a importância e o alto custo que tinham na época. A aluna Victória Reis Maus logo contou para a Professora Letícia de Almeidauma história vivida por seu pai na infância, que envolvia a descoberta de um relógio muito valioso enterrado no pátio de um vizinho, no bairro Hamburgo Velho, enquanto brincava de carrinho. De acordo com a aluna, o relógio não era um objeto qualquer, mas um tesouro, pois era feito de ouro. A Professora Letícia pediu que a aluna mantivesse o segredo para os colegas e convidasse o seu pai para contar pessoalmente a história para a turma.
Na tarde do dia 21 de agosto, o pai da aluna – Raul André Maus esteve na Unidade para conversar com os estudantes. De acordo com a Professora, Raul não só relatou como descobriu o tesouro, como também apresentou mais seis relógios antigos, de família, inclusive um que pertencia à bisavó da aluna Victória. Letícia conta que “foi um momento de muitas perguntas dos alunos que queriam saber não apenas quão antigo cada relógio era, mas também a história que envolvia cada um deles”. A Professora ainda relata que Raul contou tudo em detalhes, deixou que os alunos manuseassem todos os relógios, inclusive o de ouro, e falou sobre a importância de guardar a história de cada família através de objetos repassados entre as gerações.