Docente da IENH apresenta artigo no XV Congresso de Administração do Mercosul

Marcus Hübner apresentou no Congresso, o artigo intitulado “A crise ambiental global: da sustentabilidade à gestão ambiental e responsabilidade sócio-ambiental”.
Compartilhe:
WhatsApp
Docente da IENH apresenta artigo no XV Congresso de Administração do Mercosul

A Instituição Evangélica de Novo Hamburgo – IENH contou com a participação de Docente no XV Congresso de Administração do Mercosul – CONAMERCO. O professor Mestre do Centro de Educação Profissional – CEP e Doutorando em Educação Ambiental – Marcus Hübner apresentou no Congresso, o artigo intitulado “A crise ambiental global: da sustentabilidade à gestão ambiental e responsabilidade sócio-ambiental”. O artigo foi produzido em conjunto com a Professora Sandra Mores e com o Coordenador da Faculdade IENH – Cezar Miguel Monteiro da Silva. O XV CONAMERCO teve como tema – Administração, Energia e Inovação: Trinômio para o Desenvolvimento e ocorreu de 04 a 07/06, no Mercure Grand Hotel Internacional Foz, em Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná.

O XV CONAMERCO reuniu cerca de 1000 profissionais da área de Administração do Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai e foi promovido pelas seguintes entidades: Hidrelétrica Itaipu Binacional, Colégio de Graduados em Ciências Administrativas do Paraguai, Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA/ PR) e Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA/ RS). 

Segundo Hübner, o evento debateu a crescente relevância da energia, da sustentabilidade ambiental e dos investimentos em tecnologia na pauta de corporações que buscam vantagens competitivas para crescer. O docente enfatiza que “todos os trabalhos foram muito bem recebidos pelos participantes, permitindo interações e trocas de informações entre os conferencistas”.

O professor relata ainda que além de apresentar o artigo realizou, junto aos acadêmicos vindos da Argentina e do Uruguai, a divulgação do Curso de Bacharelado em Administração da Faculdade IENH.

Durante o evento, o docente da IENH, além de apresentar o artigo, participou de diversas conferências, palestras e painéis, tais como:

- Conferência “Investimento em Energia para o Desenvolvimento”, ministrada pelo Chefe Adjunto interino da Assessoria Econômica do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, do Governo Federal – Martim Ramos Cavalcanti;

 

- Palestra “Liderança”, ministrada pelo Administrador e Empresário – Eduardo Tevah;

 

 

- Painel “Responsabilidade Sócio-Ambiental”, tendo como conferencistas o Gerente e Executivo do Instituto ETHOS – João Gilberto de Azevedo, a Bióloga da Fundação GAIA – Maria de Fátima Maciel dos Santos, o Engenheiro Agrônomo e Professor da Universidade Nacional Del Este (Paraguai) – Gerônimo Manuel Laviosa González;

 

 

- Painel “Governança Corporativa”, proferida pelos palestrantes Werner Bornholdt e Ieda A. Patrício Novais;

 

 

- Conferência “Energias Alternativas e o Meio Ambiente”, ministrada pelo Engenheiro Agrônomo e Diretor Geral Brasileiro da Itaipu Binacional – Jorge Miguel Same;

 

 

- Painel “As Pequenas empresas Inovadoras. Cases de Sucesso”, painelistas Superintendente da Fundação Parque Tecnológico da Itaipu Binacional – Juan Carlos Sotuyo e o Engenheiro Florestal da EMBAFORT e Vice-presidente da FACIAP – Humberto Cabral .

 

 

Veja abaixo o resumo do Artigo apresentado por Hübner no Congresso:

 

A Crise Ambiental Global: da Sustentabilidade à Gestão Ambiental e Responsabilidade Sócio-Ambiental

Resumo: A exemplo do que ocorre com a administração em geral, é evidente a existência de um estreito relacionamento entre a gestão ambiental e o modo de organização e subsistência do sistema econômico dominante. Em um contexto marcado pela permanente exploração depredatória do meio ambiente, torna-se urgente uma profunda reflexão sobre as práticas sócio-ambientais, criando a necessidade de uma discussão acerca da dimensão ambiental, numa perspectiva multidisciplinar, projetando a gestão ambiental no campo dos conhecimentos que podem promover uma transformação social. O curso de Bacharelado em Administração da Faculdade IENH (Instituição Evangélica de Novo Hamburgo/RS) desenvolve o empreendedorismo, o senso crítico e ético, a compreensão e o envolvimento com as questões organizacionais, apontando, dentre as principais práticas e tendências em gestão, os cenários e caminhos estratégicos para o sucesso das instituições. Neste sentido, este artigo procura relacionar a visão de mundo industrial e os três eixos da sustentabilidade: econômico, social e ambiental. Assim abre-se um novo campo de discussão, onde o desafio que se coloca é o de formular uma gestão ambiental que seja crítica e inovadora e cujo enfoque busque uma perspectiva de ação holística.