O Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Gestores
No dia 10 de agosto, o secretário geral da IECLB, Nestor Friedrich foi o palestrante na Aula Magna de abertura do curso. A palestra “Perspectivas e desafios de uma gestão sustentável das comunidades eclesiásticas” ocorreu no Auditório do Colégio Sinodal,
No evento, o palestrante se disse entusiasmado com a iniciativa que suprirá necessidades existentes em todos os níveis da estrutura organizacional da IECLB. Para ele, “o curso estabelece um marco no que tange às questões de gestão das comunidades”. Disse, ainda, acreditar que as igrejas têm procurado manter-se atualizadas na área da gestão, mas que “ainda há um bom caminho a ser percorrido. Na perspectiva legal, por exemplo, o Novo Código Civil trouxe para o terceiro setor, de forma geral, inúmeras demandas e dúvidas”. Ele também manifestou o desejo de que o curso seja levado a outros núcleos da IECLB, já que este primeiro, no Sínodo do Rio dos Sinos é um projeto-piloto. “Qual é o presbitério ou diretoria”, questionou, “que pode, nos dias de hoje, dispensar um profissional capacitado, com conhecimento de causa, na equipe da comunidade, paróquia ou sínodo?”.
O secretário afirmou que ainda existe a ideia de que as “coisas da Igreja” não precisam de tanto rigor quanto as demandas de uma empresa, mas que esse equívoco pode gerar muitos problemas. Por fim, afirmou que o curso dará uma nova dinâmica administrativa às comunidades. “Os encaminhamentos passarão a ser realizados com base em parâmetros legais, informações objetivas, fatos, trazendo segurança tanto para os gestores quanto para a comunidade. Consolidado esse processo, o maior ganho será o foco na missão da Igreja”.
O curso iniciará no dia 17 de agosto. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail [email protected] ou do telefone (51) 3328 8693.