IENH recebe estudantes do Intercâmbio Brasil/ Alemanha

O Intercâmbio faz parte do projeto existente entre a IENH e a escola de Staufen
Compartilhe:
WhatsApp
IENH recebe estudantes do Intercâmbio Brasil/ Alemanha

A Instituição Evangélica de Novo Hamburgo – IENH recebeu, entre os dias 04 e 19 de agosto, um grupo de alunos participantes do Intercâmbio Brasil/ Alemanha. Os 09 alunos do Ensino Médio, da região de Staufen – Sul da Alemanha, chegaram ao Brasil no dia 12/07 e no dia 20/08 retornam para o país de origem.

O Intercâmbio faz parte do projeto existente entre a IENH e a escola de Staufen. O objetivo da viagem foi proporcionar troca de experiência, tanto para os alemães quanto para aos brasileiros que viajaram para lá no início do ano.

Destes alunos, três ficaram hospedados em Novo Hamburgo e participaram de aulas na IENH.  Os alunos da IENH que hospedaram os alemães foram os que viajaram no início do ano para a Alemanha. A estudante Britta OBST está hospedada na casa da aluna da IENH, Thayse Helena Baronnio, Ricarda Judith Sutter está na casa de Paula Loher e Sarah Knodler é acolhida pela aluna Marlene Boenny.

Os demais estudantes ficaram no Colégio Evangélico Alberto Torres, em Lajeado e no Colégio Mauá, em Santa Cruz do Sul.

Os estudantes alemães relatam que gostaram muito do Brasil. Segundo eles, o povo brasileiro é muito simpático e bem mais “aberto” que o povo alemão. Sobre as aulas no Brasil, os estudantes comentam que “o relacionamento entre os professores e alunos é diferente do que na Alemanha, pois aqui os professores têm um relacionamento mais afetivo com os alunos”.

Para o estudante alemão Yannick Pahlke, a experiência tem sido muito boa. Ele comenta que todos devem ser abertos para coisas novas e não viajar pelos países como turistas normais, vendo somente as coisas diferentes dos países. Pahlke comenta que está fazendo uma comparação entre a vida das famílias brasileiras e alemãs, além da maneira de ser de cada povo.

Durante a estadia em Novo Hamburgo, o grupo de Intercambistas participou das aulas na Unidade Fundação Evangélica e realizou algumas visitas e passeios, como: Passeio pela Rota Colonial, visita na Unidade Pindorama e visita na Fundação Ernesto Frederico Scheffel.

O grupo do intercâmbio viajou também para o Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Angra dos Reis e algumas cidades do Rio Grande do Sul, como Itaimbezinho e São Francisco de Paula.