A IENH está promovendo o Curso de Extensão em Informática para Pessoas com Necessidades Especiais – PNE (deficiência auditiva). O curso é vinculado com o Projeto Social da IENH – Tecla Solidária e atende 12 alunos da Escola Estadual Especial Keli Meisi. As aulas ocorrem todas as sextas-feiras, das 13h30min às 16h30min, no Laboratório de Informática 5, na Unidade Fundação Evangélica. O curso tem o apoio da empresa DRH Recursos Humanos e acontece entre os meses de agosto e novembro de 2008.
Contando com uma carga horária de 40 horas/ aula, o curso tem como objetivo favorecer o desenvolvimento do programa na área da educação digital, habilitando e reabilitando pessoas com deficiência auditiva, promovendo sua integração no mercado de trabalho e na vida comunitária.
Durante o curso, os estudantes aprenderão a utilizar editores de texto, office básico, internet, organizar currículos e gráficos, formatar arquivos e documentos nas normas da ABNT. Além disso, terão aulas sobre ética no trabalho.
O Curso de Extensão em Informática para PNE contará com os seguintes professores: Professor de Informática – Rogério Demari (da Escola Keli Meisi), o Professor de Informática – Leandro Sieben (da IENH) e a Professora Intérprete – Ana Paula Jung (da Escola Keli Meisi).
No dia 15 de agosto ocorreu a primeira aula do curso. O momento contou com palestra dos Diretores da DRH – Adriano Canabarro e Gislaine Canabarro. Estavam presentes também: a Vice-Diretora de Educação Básica da IENH – Déborah Cassel, o Coordenador da Faculdade IENH e do Centro de Educação Profissional – Cezar Miguel Monteiro da Silva, o Pastor da IENH – Júlio Cézar Adam, a Coordenadora do Programa Social da IENH – Isabel Cristina Vetter Lizakoski, o Professor do Centro de Educação Profissional da IENH – Marcus Hübner e a Assessora do Programa Social da IENH – Cláudia Nara Pereira.
Durante a palestra, Adriano Canabarro explicou os objetivos da DRH em apoiar o curso. Segundo ele, o objetivo da DRH é após o curso incluir os estudantes no mercado de trabalho. “Mas uma inclusão com um acompanhamento periódico”, completa ele. Canabarro comentou ainda que durante o curso a DRH ensinará os estudantes como formatar um currículo, como se comportar em entrevistas e no mercado de trabalho.
Além da palestra, durante a aula os estudantes escolheram para cada pessoa presente um sinal, simbolizando o seu nome. Assim, cada um tem o seu símbolo e os alunos ao invés de falarem o nome (em libras) farão o símbolo que representa a pessoa.
Segundo a Coordenadora do Programa Social da IENH – Isabel Lizakoski, além dos estudantes, as pessoas que trabalharão com eles também estarão aprendendo e se inserindo no mundo deles. “Será uma inserção mútua, integrando os dois lados”, finaliza Isabel.
IENH conta com Curso de Extensão em Informática para Pessoas com Necessidades Especiais
O curso é vinculado com o Projeto Social da IENH – Tecla Solidária
IENH conta com Curso de Extensão em Informática para Pessoas com Necessidades Especiais
O curso é vinculado com o Projeto Social da IENH – Tecla Solidária