Escola Raio de Sol é beneficiada pelo Programa Social da IENH

A escola atende 43 crianças de 04 meses a 04 anos de idade
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Escola Raio de Sol é beneficiada pelo Programa Social da IENH

Mensalmente, a Orientadora Psicopedagógica Aline Roberta Saile, que também é Professora da IENH, coordena um grupo com familiares e professores da Escola Comunitária de Educação Infantil Raio de Sol (AEVAS), atendida pelo Programa Social da IENH. Para Aline, “a atividade contribui para que os alunos possam ser beneficiados no seu desenvolvimento de forma integral”.

Propiciar um espaço de fala e escuta com os familiares dos alunos da Escola Raio de Sol; discutir assuntos pertinentes do cotidiano com as crianças levando em conta as dúvidas, angústias, anseios e dificuldades; trazer a comunidade para a escola para falar sobre assuntos que perpassam a infância e a educação são alguns dos objetivos dos encontros.

A Escola Raio de Sol é uma entidade beneficiada pelo Programa Social da IENH com visitas e participação dos alunos da Unidade Fundação Evangélica (que compartilham diferentes momentos com as crianças) e com o trabalho realizado pela orientação psicopedagógica neste contexto.

Desde o ano passado foram propiciados espaços neste local, para que a equipe da escola pudesse trazer a comunidade para momentos visando conversar sobre assuntos pertinentes ao desenvolvimento das crianças. A escola atende 43 crianças de 04 meses a 04 anos de idade e, ao longo do tempo, percebeu-se a necessidade dos familiares em compartilhar as suas dúvidas, vivências e dificuldades, que também eram demandadas no discurso das professoras. Então, criou-se um grupo, que acontece mensalmente, intitulado “Roda de chimarrão”, que convida os familiares a participarem deste espaço que é de construção, de troca e que está mostrando-se significativo pela possibilidade de reconhecerem no discurso do outro semelhanças de sentimentos, dúvidas e incertezas. Nestes momentos, além da participação da Psicóloga, outros profissionais são convidados para conversar sobre assuntos fundamentais para o desenvolvimento infantil. Alguns assuntos já abordados com a participação dos familiares em dinâmicas e discussões, a partir das suas vivências foram: período de adaptação na escola, a importância do brincar, organização de rotinas/combinações, importância dos contos e narrativas para as crianças, alimentação, transgeracionalidade e cultura, sempre resgatando e ressignificando as histórias parentais, na perspectiva de auxiliá-lo na educação das crianças, junto à escola.

As professoras reconhecem o quanto realizar esta “costura” da escola com as famílias contribui para o desenvolvimento integral dos alunos e também auxilia as propostas realizadas em sala de aula, já que as crianças permanecem em período integral neste espaço.  Ainda está sendo realizado um trabalho em parceria com o posto de saúde da comunidade, que trabalha com a proposta de Saúde da Família, para orientar os familiares dos cuidados com a saúde das crianças, já que muitas vezes há dificuldades para os pais se organizarem quando as crianças estão doentes. Estão sendo pensadas ações que possam fortalecer uma rede de apoio, juntamente com a escola e benefícios destas parcerias já estão sendo vivenciados, embora muitos desafios ainda estão sendo compartilhados e discutidos.