Novas aprendizagens para o Nível 5B com o projeto de estudos sobre rimas

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Eixos Envolvidos nesta atividade:
Pesquisa Sociedade e Cultura
Novas aprendizagens para o Nível 5B com o projeto de estudos sobre rimas

O projeto de estudos “Misturando letras, rimas e ideias, o que vamos aprender?” está proporcionando muitas atividades especiais para o Nível 5B da Educação Infantil da IENH – Unidade Oswaldo Cruz.

Foi através da visita da avó do aluno Pedro Germano que o projeto iniciou. A avó dele é escritora e presenteou a turma com o seu livro de poesias sobre animais. A partir disso, a Professora Liliane Bohlke trouxe novas vivências com o tema e explorou as possibilidades do mesmo.

Os alunos criaram rimas com o nome e, a partir dos desenhos dessas rimas, elaboraram um livro e realizaram a gravação dos áudios. As famílias conseguiram acompanhar essas aprendizagens, assim que o livro visitou a casa de cada um. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de conviver com situações de leitura e escrita através das rimas dos nomes, poesias, quadrinhos, parlendas e as histórias do folclore. “Para brincar com as palavras, as crianças precisam se divertir com as imagens, encantar se com as rimas, deslumbrar-se com as histórias e, depois de tudo isso, sentirem-se motivadas a conversar sobre o que leram ou ouviram. Essas situações promovem um ambiente facilitador para a identificação aos sons, ao ritmo, as palavras, favorecendo e ampliando o processo educativo”, destaca a Professora Liliane.

Outra atividade realizada foi a criação de histórias a partir de uma ficha com elementos bem distintos entre si. Segundo a Professora, a tarefa ampliou a possibilidade dos alunos expressarem seus sentimentos, suas construções e seus processos de aprendizagem.

Na rodinha, Liliane espalhou as histórias criadas. Cada estudante pode contar do seu jeito a sua história. Juntos, admiraram as histórias criadas, auxiliaram aqueles que precisavam de ajuda para finalizar o texto ou para resolver algum conflito que apareceu no mesmo. “Dentro da temática, o conto de histórias também é extremamente importante, pois auxilia o aluno no entendimento da sequência lógica (início, meio e fim), bem como na resolução dos conflitos que as histórias trazem”, comenta.

As brincadeiras com as canções folclóricas (Terezinha de Jesus, O meu belo castelo, A carrocinha pegou) também ocorreram e foram bem aceitas pelo grupo. “Essas brincadeiras nos trazem uma narrativa musical, que também é uma forma de ler e interpretar”, afirma Liliane.

A Professora ainda avalia: “As atividades foram importantes para aprimorar as habilidades cognitivas dos alunos. Brincar com as semelhanças e diferenças dos sons das palavras, prestando atenção nos sons finais. Identificar, nos portadores de texto trabalhados, as palavras que rimam, os sons, fonemas e grafemas. A sonoridade, a cadência e os ritmos dessas composições levam os estudantes a exercitarem a linguagem oral, através do maior desafio que consiste em recitar sem tropeçar na pronúncia das palavras. Ampliando cada vez mais o vocabulário de cada aluno”.