Obras de arte dos alunos do 3º ano D são expostas no Espaço Cultural CFC Valderez

Turma realizou diversas atividades que inspiraram as criações
Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Sociedade e Cultura
Obras de arte dos alunos do 3º ano D são expostas no Espaço Cultural CFC Valderez

“CRIADORES E SUAS OBRAS" - AS OBRAS DE SUAS CRIATURAS foi o título da exposição que os alunos do 3º ano D do Ensino Fundamental da IENH – Unidade Oswaldo Cruz realizaram no Espaço Cultural CFC Valderez entre os dias 11e 18 de dezembro.

Aberta oficialmente no dia 13 de dezembro, com a presença do Coral Infanto-Juvenil Ascensão, a exposição conta com obras produzidas pelos alunos. Uma delas trata-se da escultura coletiva “Quatro Estações”, que foi produzida com galhos, troncos, musgos, papel colorido e massa de modelar. Outras obras são criações individuais dos “pequenos-grandes escultores”, conforme a Professora Roselaine Klein.   

De acordo com Roselaine, Vinícius de Moraes foi o precursor de toda a atividade que resultou na exposição! A proposta inicial foi de que os alunos pesquisassem um poema de Vinícius para declamar aos colegas. Uma aluna declamou “Rosa de Hiroshima”, utilizando tristes e duras imagens de guerra. “Diante disso, foi impossível não abordar o aspecto histórico da Segunda Guerra Mundial e aproveitar o trabalho de Frans Krajcberg, ativista ambiental e grande artista plástico, como assunto das nossas aulas”, relata Roselaine.

Dias depois de iniciado o contato com a biografia e as obras do poeta Vinícius e do ativista Krajcberg, a mesma aluna que declamara “Rosa de Hiroshima”, traz para a sala de aula o crânio de um cavalo. “A partir disso “natureza morta” foi um dos temas abordados nos estudos e criações da turma”, comenta a Professora.

Os estudantes ainda participaram de um encontro com o arquiteto, escultor e artista Gilberto Emilio Cassel. A turma visitou o ateliê de Gilberto, observando, interpretando e admirando as obras. Saindo do ateliê, Roselaine conta “que os alunos tornaram-se “encontradores de coisas”, buscando “coisas” possíveis de comporem arte e confeccionando suas próprias criações”. 

Com todos esses momentos especiais, o auxílio das Professoras Roselaine Klein e Lisiane Schultz e o apoio do CFC Valderez, os alunos criaram e organizaram a exposição.