Oficina de Escrita Criativa desafia alunos da IENH

Os alunos escreveram histórias e tiveram que adicionar palavras “intrusas” no texto
Compartilhe:
WhatsApp
Oficina de Escrita Criativa desafia alunos da IENH

Os alunos dos 6ºs anos do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama e Unidade Oswaldo Cruz participaram de uma Oficina de Escrita Criativa, conduzida pela professora de Língua Portuguesa Edilaine Vieira Lopes, no dia 1º de setembro.

Durante a atividade, os estudantes foram desafiados a explorar diferentes formas de criatividade, descobrindo que o universo da escrita vai muito além das palavras no papel, ele envolve fotografia, leitura, teatro, comunicação e outras áreas expressivas.

Entre os desafios propostos, os alunos escreveram histórias nas quais deveriam inserir palavras "intrusivas" escolhidas pela professora, ajustando o enredo para que continuasse interessante. Cada título e parágrafos incluíam uma nova palavra fornecida por Edilaine, incentivando a improvisação e a criatividade. Ao final, os estudantes compartilharam suas criações e os voluntários leram em voz alta sua história.

Edilaine destacou que, na escrita criativa, “nem tudo precisa fazer sentido” e que tudo faz parte do processo criativo. Ela também incentivou os alunos a experimentarem diferentes abordagens físicas durante a escrita, sugerindo que tentassem escrever em pé, deitado ou em outras posições, para desafiar a criatividade e encontrar novas perspectivas.

Na Unidade Pindorama, o aluno Matteo Garcia Baum contribuiu para o evento falando sobre seu processo de escrita criativa de um capítulo de RPG, que será publicado em um livro do ex-aluno da IENH e escritor Athos Beuren.

A atividade fez parte da programação da II Semana da Inovação, que ocorre até sexta-feira, dia 4 de outubro.