Origens e história são abordadas nas aulas dos 3ºs anos

Estudantes estão trabalhando a história da escola e da cidade
Compartilhe:
WhatsApp
Origens e história são abordadas nas aulas dos 3ºs anos

Saber como chegamos a ser quem somos é fundamental para que possamos nos reconhecer enquanto parte de um processo histórico e cultural. Nesta perspectiva, os alunos dos 3os anos do Ensino Fundamental da IENH – Unidade Pindorama vivenciam, ao longo deste trimestre, propostas de atividades que envolvem a história da escola e o espaço social no qual estamos inseridos.

Os estudantes apreciaram uma linha de tempo em que constam fatos históricos acerca da origem da escola e seu entorno.  O grupo verificou, através de fotos e registros, como surgiu a escola e o que acontecia no mundo de forma paralela (invenções importantes para evolução e progresso da humanidade). “Manusear fotografias, reconhecer como eram espaços da escola antigamente estabelecendo relações de como são na atualidade permitiu aos alunos, além do encantamento pelas mudanças e evoluções, compreender a importância das gerações que nos antecederam”, comenta a Professora Ana Paula dos Reis.

Na segunda-feira, dia 18 de abril, os alunos realizaram uma visita de estudos na quadra da escola, conhecendo e analisando marcas da história presentes no espaço social, além de importantes noções de localização e deslocamento. Nesta visita, o grupo foi guiado até a rua Piratini, onde puderam conhecer o primeiro prédio do Pindorama, a “Evangelische Gemeindeschulle”, construída em 1832.

Além da Professora Ana, também coordena o estudo a Professora Carolina Flesch. Segundo elas, “diferentes propostas de atividades seguirão ao longo de trimestre, como uma visita de estudos ao Museu da IENH”.