Porto Alegre é sala de aula ao ar livre para alunos das 3ªs séries da IENH

Estudantes aprenderam história e geografia conhecendo espaços públicos da cidade
Compartilhe:
WhatsApp
Porto Alegre é sala de aula ao ar livre para alunos das 3ªs séries da IENH

A capital gaúcha foi sala de aula para os alunos das 3ªs séries do Ensino Médio da IENH – Unidade Fundação Evangélica, no dia 07 de novembro. Com visitas a locais significativos de Porto Alegre, o objetivo da saída de estudos foi desenvolver conteúdos de História e Geografia importantes para os vestibulares.

Pela manhã, os alunos realizaram um tour pelo centro histórico de Porto Alegre, onde puderam observar na arquitetura dos prédios históricos as marcas e símbolos do pensamento político Positivista, dominante no Rio Grande do Sul do final do século XIX até o final da década de vinte do século XX. Visitaram o Mercado Público, local em que puderam perceber o quanto a cidade sofreu ação humana no aterramento de vastos territórios às margens do Guaíba. Em seguida, tiveram a oportunidade de utilizar um transporte pouco poluente – o Catamarã, que liga o centro de Porto Alegre à cidade de Guaíba. Durante a travessia, o Professor Luís Cerveira explicou as razões que definiam o Guaíba como um lago e não um rio ou estuário. Também puderam visualizar a ilha que serviu de prisão durante a ditadura militar.

Em Guaíba, os alunos visitaram a sede da Fazenda do líder Farroupilha Gomes Jardim, local de onde teriam saído as tropas de farrapos liderados por ele, Bento Gonçalves e Onofre Pires para atacar Porto Alegre em 1835 dando origem a Revolução Farroupilha. Ainda utilizando o transporte hidroviário, os alunos foram diretamente a um shopping, onde almoçaram.

No período da tarde seguiram para o Cemitério da Santa Casa, onde visitaram os túmulos de Julio de Castilhos e Pinheiro Machado. “Na oportunidade, tiveram uma aula no cemitério mais antigo em funcionamento em Porto Alegre, e aprenderam que os túmulos são, na verdade, Monumentos repletos de símbolos que remetem ao pensamento político positivista”, declara o Professor Cerveira. Os alunos ainda conheceram a Catedral Metropolitana de Porto Alegre, uma das únicas do mundo com influência Neo Clássica, e depois aprenderam sobre o Monumento da Praça da Matriz que homenageia Julio de Castilhos.

Além de Cerveira, acompanharam as turmas os Professores Sabrina Vier e Leonardo Kuhn.

Confira as fotos aqui.