Na última semana, os alunos da Pós-graduação em Educação Bilíngue e Cognição da Faculdade IENH participaram de aulas com a Pós-doutora em Neurociência e Coordenadora do Curso de Letras da UFRGS – Ingrid Finger. A Mestre e Doutora em Linguística também atua como Professora no Departamento de Línguas Modernas da UFRGS e no Programa de Pós-Graduação em Letras, com a Linha de Pesquisa Psicolinguística.
Na Faculdade IENH, ela ministrou a disciplina “Aquisição de L2/Línguas Adicionais e teorias do ensino de línguas estrangeiras”. Ingrid trouxe um breve estudo das diferentes visões teóricas de língua e desenvolvimento linguístico que baseiam as pesquisas e as metodologias de ensino na área de Aquisição de L2/ Línguas Adicionais. Também falou sobre a caracterização dos principais fatores que afetam o desenvolvimento de uma segunda ou terceira língua, além de abordar estudos recentes sobre o processo de aquisição e desenvolvimento de L2.
Para conhecer mais sobre o seu trabalho com o bilinguismo, realizamos uma entrevista com a Dra. Ingrid. Confira:
- Desde quando estuda a área da Educação Bilíngue?
Ingrid - Sou professora de Inglês há 26 anos e sempre me interessei em compreender melhor o processo de aquisição/ ensino de uma segunda língua, tanto em contextos formais, em escolas ou cursos de línguas, como em contextos de aquisição natural, quando o aprendiz é exposto a uma segunda ou terceira língua, por exemplo, em casa, com a família.
- Por que a procura pela Educação Bilíngue está aumentando no Rio Grande do Sul?
Ingrid - A meu ver, cada vez mais, a sociedade tem percebido que saber falar outras línguas é essencial para que as crianças de hoje possam atuar num mundo cada dia mais globalizado. Por isso, a procura por escolas que ofereçam oportunidades de aprendizado de línguas adicionais em seu currículo aumentou de forma significativa nos últimos cinco anos.
- Qual é a importância da pós-graduação em Educação Bilíngue da IENH para a região?
Ingrid - A região do Vale do Sinos tem uma história forte de preservação de línguas de imigração nas famílias e em pequenas comunidades, mas infelizmente ainda existe muito preconceito e falta de informação e há pessoas que defendem que só línguas de prestígio valem a pena serem ensinadas e valorizadas. Nesse contexto específico, quanto mais os professores puderem conhecer os benefícios de uma educação bilíngue, mais poderão atuar na divulgação da importância de se aprender outras línguas, independentemente de quais elas sejam, contribuindo para valorizar a história da região e atuar no combate a esse preconceito.
- Como a pós-graduação voltada aos professores beneficiará a formação dos alunos no futuro?
Ingrid - Muito se conhece sobre o processo de ensino/ aprendizagem de línguas adicionais em contexto escolar, mas ainda há muito a se compreender. Quando mais os professores que atuam nesse contexto se qualificam e têm oportunidade de rever suas práticas, mais os alunos se beneficiam direta e indiretamente. As consequências do aprimoramento na formação de docentes são percebidas diariamente na sala de aula pelos alunos, sem dúvidas. Mas esse conhecimento também se traduz em mais segurança nas decisões pedagógicas na escola como um todo e mais informações aos pais.