O segundo semestre de 2017 será de novidades para a Faculdade IENH. Chile é o destino do primeiro Intercâmbio do Ensino Superior da Instituição. As acadêmicas do 6º semestre do Curso de Administração – Ledi Fátima Iung de Lima e Raquel Jaqueline Marchi da Silva foram selecionadas para participar da experiência internacional entre 20 de julho e 27 de dezembro deste ano.
O Intercâmbio é realizado através da parceria da IENH com o Instituto Profissional Duoc UC, em Santiago, no Chile. Ledi e Raquel estudarão na sede de Engenharia de Administração do Instituto.
Ledi conta que a ideia de realizar um intercâmbio na graduação surgiu a partir de uma conversa com o Vice-Diretor de Ensino Superior e Educação Profissional – Leandro Sieben: -“Comentei com ele que gostaria de cursar uma pós-graduação no exterior e ele logo falou da oportunidade no Chile”. Em seguida, a acadêmica foi conversar com a colega Raquel, que também se interessou na proposta. As duas se inscreveram e foram aprovadas para participação no programa de Intercâmbio.
As motivações que levam as alunas para o Chile são diferentes, mas o que ambas buscam é conhecimento. “Atuo há 15 anos na mesma empresa e estou em uma fase da vida que necessito sair da minha zona de conforto. O Intercâmbio será um grande desafio, quero ter novas experiências”, afirma Ledi. Para Raquel, a ida ao Chile é a realização de um sonho: -“Fazer um Intercâmbio sempre foi um sonho, um objetivo de vida para mim. A oportunidade surgiu, eu arrisquei e estou muito feliz”.
A preparação para o Intercâmbio está em fase final. Faltando menos de um mês para a viagem, Ledi e Raquel estão frequentando aulas de Espanhol para aprenderem o idioma que terão de utilizar durante seis meses. Além disso, já escolheram o local que ficarão alojadas. Durante o período em Santiago, as estudantes vão ficar em uma casa de família, onde alugaram um quarto através do aplicativo Airbnb. “Foi através de uma palestra no Congresso Internacional da IENH que conhecemos o app, que está sendo muito útil para nós”, contam.
Além de chilenos, Ledi e Raquel conhecerão mais de 60 estrangeiros de países como Alemanha, Estados Unidos e México. Para elas, a oportunidade multicultural e a qualificação profissional serão os grandes diferenciais que o Intercâmbio proporcionará.
“Novas portas se abrirão a partir da vivência que teremos, já que muitas empresas estão ligadas com a internacionalização, por meio da importação e exportação. Isso vai ser um plus no currículo, em conjunto com a apropriação de um novo idioma.” – Raquel
“Vamos conhecer outras culturas e lugares. Além de estudar, pretendo conhecer empresas, entender como funciona os processos delas, vendo o que dá certo e o que podemos trazer para o Brasil, adaptando nas empresas daqui.” – Ledi