Processo de Iniciação Científica qualificado e colaborativo a partir da Tecnologia

Alunos utilizaram ferramentas do Google na organização dos projetos de pesquisa
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Eixos Envolvidos nesta atividade:
Pesquisa Colaboratividade e Tecnologia Sociedade e Cultura
Processo de Iniciação Científica qualificado e colaborativo a partir da Tecnologia

O processo de Iniciação Científica que ocorre no Ensino Fundamental e no Ensino Médio da IENH – Unidade Fundação Evangélica instiga os alunos a investigarem, criarem e testarem hipóteses. A combinação disso com o uso de diversas tecnologias tornou o processo mais qualificado, organizado e colaborativo na escola.

Durante as aulas de Iniciação Científica, os estudantes participaram de turmas específicas no Google Classroom. Na sala de aula virtual recebiam dicas, lembretes de datas e postavam os trabalhos e pesquisas realizadas. Nesse mesmo processo, o Google Acadêmico, que é uma ferramenta de busca de artigos científicos, foi utilizado pela primeira vez por muitos alunos. Eles puderam perceber a diferença entre publicações com e sem embasamento científico.

Para a apresentação dos projetos de pesquisas que elaboraram durante o semestre, os alunos criaram apresentações colaborativas no Google Apresentações e postaram no Google Classroom, onde também foram informados sobre os horários e locais das apresentações. Durante dois dias, ocorreram cinco apresentações de projetos às bancas avaliadoras, sendo que quatro delas foram concomitantes. A organização dos documentos e avaliação em tempo real foi realizada em pastas no Google Drive e no Google Planilhas, que eram acessadas ao mesmo tempo por mais de 10 avaliadores.

Para a Professora Fernanda Kohlrausch, os dias de banca foram dias de pura pesquisa e de muito envolvimento, dedicação e aprendizagem. Os alunos também aprovaram a experiência:

“Foi muito bom fazer a pesquisa, pois era um assunto que a minha colega e eu já tínhamos conhecimento. Foi a primeira vez que participei de uma banca. Os avaliadores orientaram bastante e, a partir das sugestões deles, realizamos mudanças na pesquisa. Eles sugeriram para especificarmos mais o assunto. ” - Eduarda Feyth – aluna do 1º ano do Ensino Médio – Projeto: Mulheres no Esporte

“Foi a primeira vez que apresentei para uma banca avaliadora.  O meu colega e eu estávamos nervosos no início, mas deu tudo certo. Não decoramos nada, explicamos o trabalho. As sugestões dos professores foram muito válidas. As ideias deles nos ajudaram a melhorar o projeto. Estou ansioso pela feira de ciências”. – Júlio Dilli de Paula - aluno do 1º ano do Ensino Médio – Projeto: Desenvolvimento de um foguete com propelente a base de KNO3