Na última semana, dias 28 e 29 de setembro, o Professor da Faculdade IENH – Ricardo Lugon participou de reuniões integrando o Grupo de Trabalho para a discussão da lei nº 13.438, a qual torna obrigatória a adoção pelo SUS de protocolo que estabeleça padrões para avaliação de riscos para o desenvolvimento psíquico das crianças. No evento em Brasília, ele representou a Rede Nacional Primeira Infância.
O Professor Ricardo recebeu o convite para compor o grupo do Ministério da Saúde. Além dele, foram convidados representantes do Ministério da Saúde, Ministério do Desenvolvimento Social, Ministério da Educação, CONASS, CONASEMS, Rede Nacional pela Primeira Infância, Sociedade Brasileira de Pediatria, Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade Conselho Federal de Psicologia, OPAS Brasil, Unicef, Fiocruz e especialistas em Desenvolvimento Infantil.
“Foi um encontro muito positivo”, afirma o Professor. De acordo com Ricardo, o grupo de especialistas reafirmou o uso da caderneta de saúde da criança como instrumento imprescindível para a vigilância e o acompanhamento do desenvolvimento integral da criança e se posicionou pela revogação da lei 13438.