Professora e acadêmica escrevem capítulo de livro sobre avaliação neuropsicológica de linguagem

Hosana Gonçalves e Caroline Cargnin participaram com o capítulo "Análise quantitativa e qualitativa das estratégias de evocação de palavras em Tarefas de Fluência Verbal para crianças"
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Professora e acadêmica escrevem capítulo de livro sobre avaliação neuropsicológica de linguagem

Hosana Gonçalves e Caroline Cargnin, Professora e acadêmica do Curso de Psicologia da Faculdade IENH, respectivamente, em conjunto com Flávia Fonseca escreveram um capítulo do livro “Avaliação de linguagem e funções executivas em crianças”.

O livro apresenta um conjunto de tarefas para avaliação neuropsicológica de componentes da linguagem oral, da linguagem escrita e das funções executivas, de forma combinada. As tarefas apresentadas podem auxiliar o processo de avaliação da cognição e da comunicação com crianças, como parte de baterias flexíveis desenvolvidas caso a caso pelo examinador responsável. A realização é do Grupo de Pesquisa de Neuropsicologia Clínica e Experimental (GNCE) da PUCRS e a organização de Rochele Paz Fonseca, Mirella Liberatore Prando e Nicolle Zimmermann,

O capítulo escrito pelas representantes da IENH é intitulado "Análise quantitativa e qualitativa das estratégias de evocação de palavras em Tarefas de Fluência Verbal para crianças". Ele descreve a possibilidade de uma análise quantitativa e qualitativa das estratégias de evocações de palavras. Segundo a acadêmica Caroline, essa proposta vai além das análises tradicionais das tarefas de fluência verbal, incluindo medidas de clustering, switching, intersections e returns, mostrando informações importantes para a prática clínica.