Professoras criam propostas para explicar a avaliação aos alunos dos 3º anos do Ensino Fundamental

Alunos iniciam com o método de avaliação de notas neste ano
Compartilhe:
WhatsApp
Professoras criam propostas para explicar a avaliação aos alunos dos 3º anos do Ensino Fundamental

O inicio do ano é sempre cheio de reencontros, novidades e adaptações. Porém, no 3º ano do Ensino Fundamental da IENH – Unidade Pindorama os estudantes também vivenciam uma nova etapa no processo de avaliação, o que representa uma novidade que necessita de tempo para ser compreendida e absorvida: a NOTA. É a partir do 3º ano que os estudantes passam a receber a nota junto ao boletim de forma globalizada. Desta forma, realizam trabalhos avaliativos, iniciam a trajetória de estudos e preparação para estes momentos.

“Mas o que é estudar? Como estudar? O que de fato é uma atividade avaliativa? De onde vêm a tal nota? Estas e muitas outras perguntas surgem e ocupam o espaço da rotina dos alunos”, relatam as Professoras responsáveis pela proposta – Ana Paula dos Reis, Carolina Flesch e Janaina Menezes. Compreendendo a importância deste período, as Professoras promoveram atividades, desafios e reflexões com o objetivo de tornar este processo avaliativo claro, concreto e mais tranquilo aos grupos.

Através de diferentes propostas, foi oportunizado aos alunos formas de entenderem o que é ser avaliado,  quais seus deveres para com este processo, quais os deveres da família e da escola. Desta forma, brincar e “ensaiar” momentos avaliativos, compartilhar maneiras de estudar de forma individual, em pequenos e grandes grupos, compreender como a nota é gerada a partir de cada questão de um trabalho, corrigir e calcular um resultado, foram etapas importantes do processo vivenciado na Língua Inglesa e na Língua Materna.

Em outra atividade, os alunos também receberam uma carta das Professoras com 10 DICAS IMPORTANTES PARA TER SUCESSO NOS ESTUDOS. Eles leram, refletiram e compartilharam o conteúdo com as famílias, que contribuíram relatando como foi a experiência em seu tempo de escola.

Ainda como parte do processo, a Psicóloga Educacional Aline Saile esteve com os alunos, quando elaborou um “contrato” de estudos e comprometimento que será trabalhado ao longo do ano. As famílias receberam uma carta com dicas de como auxiliar os filhos a estudar, assim como terão um encontro para dialogar e refletir sobre o processo de avaliação com a Psicóloga Aline, durante o mês de maio.