Projeto "Caderno de leituras" é desenvolvido pelos 2ºs anos

Alunos realizam registros das leituras que fazem
Compartilhe:
WhatsApp
Projeto "Caderno de leituras" é desenvolvido pelos 2ºs anos

 “Ler é um processo neurofisiológico, cognitivo, afetivo e simbólico.” (REZENDE, 2013)

Sendo a leitura uma prática fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem de modo global e significativo, os alunos dos 2ºs anos do Ensino Fundamental da IENH – Unidade Pindorama estão inseridos no projeto “Cadernos de leituras”.

A ideia do projeto consiste na realização de registros semanais sobre os livros da biblioteca da escola que são lidos semanalmente. Os registros contemplam propostas diferenciadas que são compartilhadas com colegas e professoras. De acordo com as Professoras Vanessa Cristiani Eltz e Simone Ledur Marks, com a atividade são envolvidas estratégias de leitura que contemplam: conhecimento  textual – refere-se à percepção de como os textos estão organizados, conhecimento linguístico – refere-se à experiência linguística, como construção de frases, valores semânticos, seleção ou uso comum de certas palavras, conhecimento  de mundo – refere-se a tudo que é assimilado no decorrer da vida e que integra a construção dos sentidos do texto, conhecimento intertextual – colabora para identificação das referências, explícitas ou implícitas, a outros textos, conhecimento textual – refere-se à associação do texto a ser lido com o contexto de leitura e de produção.

“Esta prática tem contribuído muito na formação dos nossos alunos. Eles envolvem-se com as propostas e, com satisfação e entusiasmo, compartilham as leituras realizadas”, destaca a Professora Vanessa.