Projeto de estudos “Arctic Expedition” motiva aprendizagens significativas aos alunos do Nível 4B

Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Liderança e Empreendedorismo Pesquisa Saúde e Qualidade de Vida Colaboratividade e Tecnologia Sociedade e Cultura Plurilinguismo
Projeto de estudos “Arctic Expedition” motiva aprendizagens significativas aos alunos do Nível 4B

No decorrer dos meses de setembro, outubro e novembro, a turma do Nível 4B da Educação Infantil da IENH – Unidade Pindorama desenvolveu o Projeto de Estudos “Arctic Expedition”! O objetivo do grupo foi buscar respostas para as inquietações referentes ao assunto, desenvolvendo o pensamento investigativo acerca do território Ártico.

Para fomentar ainda mais a curiosidade, as crianças receberam o desafio de apresentar para a turma, imagens relacionadas ao Ártico, ainda na etapa inicial do projeto. Entusiasmadas, as crianças apresentaram seus materiais surpreendendo o grupo ao informar curiosidades a respeito de moradias, localização geográfica, animais e paisagens da região a ser pesquisada.

As pesquisas realizadas motivaram todos de forma significativa e foram registradas colaborativamente em um livro coletivo, em que os alunos narraram suas descobertas, percepções e também ilustraram de maneira criativa e com diversos materiais.

Contemplando o projeto de estudos, em Língua Inglesa, trabalharam o vocabulário relacionado aos animais do Ártico (narwhal, beluga whale, seal, etc...) e, a partir da curiosidade e interesse dos alunos, os diferentes tipos de urso (panda, brown e polar bear), seu habitat e alimentação.

No âmbito do faz de conta, as brincadeiras envolvendo “Arctic Expedition”, tanto no pátio da escola como na sala de aula, “permaneceram intensificando as capacidades de criação e imaginação, pois por meio do brincar, criamos, recriamos e modificamos nossas percepções de mundo”, comenta a Professora Luana Thais Boes. Os jogos construídos a partir das descobertas proporcionadas pelo projeto, também contribuíram para as aprendizagens do grupo em diferentes âmbitos e oportunizaram momentos de diversão e interação.

Acompanharam o projeto as Professoras Kelly Fernanda Melo e Luana Thais Boes, e as Auxiliares de Atividades Escolares – Caroline Raimundo e Júlia Blauth.