Projeto de estudos sobre carros oportuniza registro coletivo e muita diversão

Alunos pintaram com carrinhos de brinquedo
Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Sociedade e Cultura
Projeto de estudos sobre carros oportuniza registro coletivo e muita diversão

Os alunos do Nível 2C da Educação Infantil da IENH – Unidade Pindorama apreciam muito brincar com carros e outros meios de transportes. A partir desse interesse e curiosidade, a Professora Bruna Guimarães, a Auxiliar de Atividades Escolares –  Aline Soares e a turma deram início ao projeto de estudos “Vamos viajar: seja de carro, ônibus, trem, caminhão ou avião... quem quer se aventurar conosco nessa diversão?”.

Para desenvolver o projeto, inicialmente, a Professora construiu algumas pistas de papel pardo no chão, com as quais os alunos já estavam acostumados a brincar de diversas formas. Após, ouviram a explicação e escolheram um carro de brinquedo da sala de aula para reproduzirem os seus registros. Ao selecionarem a cor desejada, mergulhavam o carrinho na tinta e, em seguida, deslocavam-se até a pista, onde andavam com o carrinho e automaticamente produziam um registro sobre o papel. Algumas crianças pararam durante a atividade para trocar de carros com os colegas ou ficaram a observar o efeito que a roda do carro produzia no papel.

Segundo a Professora Bruna, com a atividade foi proporcionada uma experiência de interação entre o grupo, através do respeito, diálogo, cuidado e divisão de espaço. Realizado de forma coletiva, no momento, cada aluno precisou respeitar e compreender o seu espaço, percebendo também o espaço do outro, e ao mesmo tempo interagindo enquanto brincavam. “Foi possível observar total envolvimento das crianças nessa proposta, o cuidado que tiveram em não pisar sobre as pistas e o quanto se mostraram à vontade para explorarem a tinta e o suporte oferecido”, relata a Professora Bruna.

Conforme a Professora, a partir de propostas como essa, o projeto de estudos possibilitará novas experiências aos alunos, pautadas em brincadeiras e interações significativas. De forma lúdica e criativa, eles poderão articular os conhecimentos já adquiridos e desenvolver novas aprendizagens.