Projeto de leitura sobre o livro “Amigos Secretos” no 4º ano da Unidade Pindorama

Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Sociedade e Cultura Plurilinguismo
Projeto de leitura sobre o livro “Amigos Secretos” no 4º ano da Unidade Pindorama

Tendo em vista que a língua é interação e não mero instrumento de comunicação, conforme a Professora Simone Ledur Marks, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama foram incentivados a explorar o livro “Amigos Secretos”, de Ana Maria Machado, através de diferentes estratégias de leitura.

Logo no início do livro, na sala de aula, os estudantes disseram que a leitura era bastante desafiadora e, por vezes, a Professora e o grupo tiveram que trabalhar a interpretação minuciosamente. Assim, os alunos foram envolvendo-se progressivamente com a leitura e mostrando cada vez mais desejo em descobrir os conteúdos dos próximos capítulos. Ao final do projeto, uma atividade especial foi realizada: cada aluno caracterizou-se de acordo com o seu personagem favorito na história.

Conforme a Professora Simone, a atividade auxiliou os alunos a produzirem suas hipóteses de leitura e ativação de conhecimento prévio. “A proposta visou garantir a apropriação pelos alunos das práticas de linguagem instauradas na sociedade através de um trabalho progressivo e aprofundado com os gêneros textuais orais e escritos, envolvendo situações em que essa exploração faça sentido”, relata a Professora.