“Quem canta seus males espanta!” é tema do projeto de estudo do Nível 2A

Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Sociedade e Cultura
“Quem canta seus males espanta!” é tema do projeto de estudo do Nível 2A

Na segunda semana do mês de agosto, os alunos do Nível 2A da Educação Infantil da IENH – Unidade Oswaldo Cruz iniciaram o novo projeto de estudos: “Quem canta seus males espanta!”. A ideia do tema surgiu a partir das observações realizadas pela Professora Cláudia Nis, que percebeu o quanto os alunos gostam de músicas, danças e instrumentos musicais.

Aproveitando o mês de agosto, começaram trabalhando o folclore, com suas diversas músicas, parlendas e histórias, dentre elas: Saci Pererê, Curupira e Bicho-papão. Também brincaram com cantigas de roda como “O peixe vivo” e “Caranguejo”. No projeto, a turma realizou diversas atividades, tais como a confecção do Saci, registro do Curupira e pintura em papel pardo do Caranguejo. Utilizando argila também confeccionaram o bicho-papão.

Após trabalhar o folclore, em outro momento, a Professora disponibilizou aos alunos objetos da sala como borboleta, sapo, casinha, baratinha e trem. A partir disso, cada um escolheu um brinquedo e cantou uma música sobre o objeto escolhido. Em seguida, o grupo foi ao pátio colorido, onde cada estudante ganhou um CD para pintar e confeccionar um móbile para a sala de aula. No CD, a professora colou a foto de cada aluno assim como o objeto escolhido para a música cantada.

De forma lúdica, os estudantes também confeccionaram um cartaz para a porta da sala. A Professora Cláudia, juntamente com os alunos, levou cartolina, cola colorida, esponjas e outras materiais para a confecção do cartaz no Pátio da Casinha. Para dar início a atividade, a Professora escondeu as colas coloridas e deu a missão de cada aluno achar determinada cor, trabalhando as quantidades e as cores. Ao ar livre, a turma pintou o cartaz utilizando as esponjas e a técnica do carimbo.

Segundo a Professora, o projeto buscou integrar e motivar os alunos através da música. Eles brincaram com a música, imitando e reproduzindo sons, explorando movimentos corporais, desenvolvendo a coordenação motora e lateralidade. “Foi muito significativo propor todas essas atividades para os pequenos, que interagiram e curtiram cada detalhe. Eles puderam conhecer histórias e brincadeiras, se mostrando felizes. Também vivenciaram a importância de trabalhar em equipe”, destaca Cláudia.