Resgatando o brincar de outras épocas com os familiares: vivências em grupo

Momento para aprender com as famílias
Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Sociedade e Cultura
Resgatando o brincar de outras épocas com os familiares: vivências em grupo

Uma troca de saberes, vivências e diversão ocorreu na turma do 1º ano D do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Oswaldo Cruz, nos meses de julho e agosto!

Os familiares dos alunos foram convidados a vir até a escola para ensinar à turma alguma brincadeira antiga ou trazer algum brinquedo. Quem se disponibilizou a vir trouxe muitas vivências significativas para os estudantes, como brincadeiras cantadas ou com materiais alternativos. Barangandão, bilboquê, jogo da velha, passa passará, pular elástico, carrinho de lomba e bolinha de gude foram algumas das atividades compartilhadas.

No momento, os pais contaram aos alunos como eram as atividades no tempo em que eram crianças, em que não existiam as tecnologias atuais. Os estudantes descobriram que algumas das brincadeiras divertem e encantam até hoje. “Estas atividades foram muito ricas, pois acreditamos que as crianças precisam aprender a conhecer e valorizar as brincadeiras de outras gerações como importante acervo cultural”, comenta a professora Sheila Gallina Nienow.

Em sala de aula, as brincadeiras também foram exploradas de várias formas, envolvendo áreas do conhecimento como a Matemática e a Língua Portuguesa. Assim, os alunos criaram histórias matemáticas e desenvolveram a leitura e a escrita, além de trabalharem algumas curiosidades e aspectos históricos das brincadeiras.

Para finalizar o projeto, a turma criou um livro com um resumo de todos os momentos vivenciados. Os alunos participaram da confecção com escritas sobre as atividades realizadas. “Trabalhar a produção textual e a leitura, através de uma atividade tão envolvente para os alunos, gera uma aprendizagem significativa e cheia de sentido”, destaca a professora Sheila.