Quer saber mais sobre a Especialização Técnica em Cadeia de Suprimentos oferecida pela IENH? Confira a entrevista com José Paulo Boelter, um dos três sócios da Sugar Shoes/Coca-Cola, que cursou a especialização e conta um pouco sobre o conhecimento que adquiriu e a importância dessa experiência para seu desenvolvimento profissional.
- Por que você decidiu cursar a Especialização Técnica em Cadeia de Suprimentos da IENH?
José Paulo Boelter – Decidi cursar a Especialização em Cadeia de Suprimentos por três motivos principais: Primeiro – sempre tive boas referências da IENH, mas eu mesmo não conhecia e tinha muita vontade de fazer um curso. Segundo – não consigo ficar parado e, como durante a semana de segunda a sexta-feira fico mais focado no trabalho, já na sexta à noite e sábado pela manhã eu me encontrava mais ocioso e com a cabeça desligada da empresa. Assim, caiu como uma luva o horário do curso (sexta e sábado). Terceiro – em um encontro com o Professor Leandro Sieben, ele me falou do curso e me convidou, eu aceitei e só tenho a agradecer.
- Profissionalmente, o que o curso lhe agregou?
José – O curso agregou conhecimento em muitas áreas. Para mim, voltar à sala de aula foi como voltar ao passado e rejuvenescer. Me senti mais útil, podendo trocar conhecimento com meus colegas de sala e com os professores. Enfim, o curso me deixou mais seguro, confiante, positivo e com a certeza de que estou no caminho certo. Também despertou em mim o desejo de continuar estudando sempre, dentro e fora da empresa.
- Você conseguiu aplicar o conhecimento adquirido no curso na Sugar Shoes? Como e o que fez? Quais foram os resultados?
José – Apliquei e ainda estou aplicando, a cada dia, o conhecimento adquirido no curso na Sugar Shoes. Isso está refletindo na forma de liderar e no relacionamento com os colaboradores e profissionais das diferentes áreas da empresa. Visto que várias cadeiras do curso me ensinaram sobre áreas nas quais eu não conhecia muita coisa, tais como estudo de mercado, marketing e comércio internacional.
Em especial, a disciplina que muito me interessou e me ajudou foi Logística Reversa. Nesta área, a Sugar já vinha trabalhando e agora, com mais conhecimento e dedicação, conseguimos destinar da maneira mais correta 100% os nossos resíduos industriais, reciclando e transformando em novos materiais que voltam a integrar os nossos calçados. Por fim, os resíduos que ainda não tem reaproveitamento interno (restos de couro) são transformados em fertilizante ou são encaminhados para co-processamento. Os resultados são os melhores possíveis e já reconhecidos por toda a equipe da Sugar Shoes.
A Sugar Shoes/Coca-cola é Ouro! A IENH é Ouro! Quem estuda e procura aprender sempre mais, é Ouro!
Sobre a Sugar Shoes
Fundada em 1998, a Sugar Shoes atua na produção de calçado com especialização em calçados vulcanizados.
Com uma unidade em Senador Pompeu no Ceará, e outra em Picada Café no Rio Grande do Sul, produz, ao todo, mais de 16 mil pares de calçados por dia e gera aproximadamente 1.800 empregos, diretos e indiretos.
O grupo Sugar Shoes posiciona os seus produtos em diferentes nichos de mercado. As marcas próprias e os calçados com a marca Coca-Cola abrangem todo o território nacional e mais oito países pelo mundo.
Sobre o Curso de Especialização Técnica em Cadeia de Suprimentos
Buscando propiciar a capacitação de profissionais para interagir na área de Cadeia de Suprimentos, Logística e Comércio Nacional e Internacional, a Especialização em Cadeia de Suprimentos trata de temas que consideram as diversas interfaces dos cenários globais, buscando a consolidação da competitividade organizacional. As aulas abordam conteúdos como Planejamento de Demanda, Planejamento de Produção e Materiais, Estratégicas de Marketing e Logística de Distribuição e Logística Reversa.
O Curso está com inscrições abertas na Unidade Fundação Evangélica, em Novo Hamburgo e na Unidade Igrejinha. Confira as datas e horários:
Unidade Fundação Evangélica – Novo Hamburgo - Início: 03 de junho – Aulas às sextas-feiras (noite) e sábados (manhã).
Unidade Igrejinha – Início: 14 de junho – Aulas duas vezes por semana.
Para ingressar na Especialização, o aluno deve ser portador de diploma técnico em habilitação vinculada ao eixo tecnológico do curso. Mais informações em tecnicos.ienh.com.br/br/especializações ou pelos telefones 51 3594 3022 (Novo Hamburgo) e 51 3545 6967 (Igrejinha).