Solidariedade e amor marcam os 10 anos da Oficina do Brinquedo

Evento de celebração e homenagens ocorreu no dia 27 de março
Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Sociedade e Cultura
Solidariedade e amor marcam os 10 anos da Oficina do Brinquedo

Uma década de trabalho em prol do próximo! Dedicação, criatividade e amor definem os 10 anos da Oficina do Brinquedo.

Iniciado em 2009, o projeto, que integra o Programa Socioambiental da IENH, reúne alunos da Unidade Fundação Evangélica semanalmente. Em conjunto com os voluntários, eles cortam, costuram, parafusam, colam e martelam, confeccionando brinquedos para doação às crianças e idosos de entidades sociais.

Há 10 anos, tudo começou com a produção de bonecas de pano chamadas Yangalalás, que foram doadas para as crianças em situação de vulnerabilidade da África. A iniciativa ocorreu por meio de um projeto realizado em parceria com JUAD – Juniores e Adolescentes da Igreja Batista.

A partir de 2010, a consolidação da Oficina do Brinquedo aconteceu com a participação dos alunos do Ensino Médio, como parte das ações socioambientais da Instituição. Desde então, com o objetivo de capacitar os jovens para a responsabilidade socioambiental, a vivência no projeto possibilita a conscientização sobre a importância da reciclagem e a sensibilização com o próximo.

Tabuleiros, bonecas de pano, porta-trecos, porta-retratos, carrinhos e aviões são alguns dos objetos já produzidos ao longo dos anos. Atualmente, a meta anual é a confecção de no mínimo 500 presentes, que são entregues pelo Papai Noel, no Natal Solidário.

No dia 27 de março, um momento para celebrar a primeira década do projeto e também homenagear parceiros foi realizado no Miniauditório da Unidade Fundação Evangélica. Inicialmente, a Coordenadora do Programa Socioambiental da IENH – Isabel Lizakoski apresentou uma linha do tempo do projeto, expondo todos os objetos produzidos ao longo dos anos. Em seguida, a Coordenadora homenageou e entregou mimos aos parceiros:

- Empresas: Entremalhas Tecidos Ltda., Paquetá Calçados, Madeireira Moutinho, Ribeiro Estofamentos, Extramold JOMO.

- Voluntários: Vera Leane Roth, Arabela Adams, Gerda Bender Dal Bosco, Isadora Silveira, Olmíra Aumondi, Sonia Beatriz Beroth e Paula Cristina Dias.

- Estudantes: Grêmio Estudantil Castro Alves – GECA, Mateus Santos Goldoni e Iara Ledur.

- Setores e colaboradores: Assessoria de Comunicação e Marketing, Central de Atendimento, Biblioteca, Júlia Wolff, Angelita Leites da Silva, Francine da Rocha e Daiane Enisia Alves da Silva.

- Direção: Diretor Seno Leonhardt, Vice-diretora de Educação Básica - Déborah Cassel, Coordenadora Pedagógica - Marga Inês Schmitt e a Psicóloga Educacional - Patrícia Neumann.

Em seguida, as integrantes do Projeto Cultural Arte em Movimento encantaram a todos com apresentações musicais. Os professores Daniela Nogueira, Mateus Mossmann e Cibel Balsamo Etchelar acompanharam o grupo.

Momentos de emoção e belas palavras marcaram o encerramento da celebração. Os parceiros manifestaram-se falando sobre a importância da Oficina do Brinquedo em suas vidas, parabenizando pelo trabalho realizado na Instituição.

Depoimentos

“Para mim foi uma bênção encontrar esse projeto. Eu sinto Deus nos nossos encontros na Oficina do Brinquedo.” – Voluntária Vera Leane Roth

“Foi nos projetos sociais que realizei no Ensino Médio que vi como é importante ajudar o próximo. Hoje, participo como voluntária na Oficina do Brinquedo e sou muito realizada.” – Ex-aluna e voluntária Isadora Silveira

“Uma pessoa pode ter muitas ideias, mas sem outras pessoas para abraçá-la, nada acontece. Em todos os momentos da vida, temos que estar de mãos dadas e com o coração aberto. É assim que acontece na Oficina do Brinquedo: pessoas com a semente do amor no coração se dedicam com muito carinho ao projeto. E esse é um momento de agradecer por tudo isso.” –  Coordenadora do Programa Socioambiental – Isabel Lizakoski