Tecnologia e literatura: aprendendo sobre contos com realidade virtual e games

Alunos produziram textos
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Eixos Envolvidos nesta atividade:
Pesquisa Colaboratividade e Tecnologia Sociedade e Cultura
Tecnologia e literatura: aprendendo sobre contos com realidade virtual e games

“Sete histórias de gelar o sangue”, de Antônio Schimeneck, foi o livro escolhido pelos alunos do 7º ano B do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Fundação Evangélica para a primeira leitura de toda a turma.

Segundo a Professora Carolina Müller, os alunos estão lendo e comentando as histórias em aula, bem como descobrindo características do gênero conto de suspense. Além das histórias do livro, eles também leram e trabalharam com outros dois contos de suspense.

Visando motivá-los para uma produção textual, a Professora Carolina oportunizou um momento de jogo imersivo. No Laboratório de Informática, a turma foi organizada em três grandes grupos e todos tiveram a oportunidade de vivenciar atividades distintas. A Professora explica:

- Um escape game no qual deveriam desvendar vários mistérios e resolver desafios, cujo objetivo era sair da casa mal-assombrada. Para acessar esse jogo os alunos usaram os computadores.

- Um jogo imersivo cujo objetivo também era sair de uma casa mal-assombrada, mas em realidade virtual, permitindo aos alunos a vivência de “entrar” no jogo. Para acessar esse jogo os alunos instalaram os aplicativos em seus celulares e usaram os óculos de realidade virtual disponíveis na escola.

- Os alunos registraram suas impressões sobre os contos lidos e sobre os jogos em um mural digital através do site padlet.com. O mural organizado pelos alunos pode ser lido em https://padlet.com/carolina_m/i37oh87mkqoc

Todos os alunos tiveram a oportunidade de passar pelos três grupos em sistema de rodízio. Foi uma aula assustadora e divertida, cujo objetivo era instrumentalizar os alunos para criarem suas próprias produções posteriormente.

Na aula seguinte, os estudantes receberam como tarefa a criação de uma história de suspense tendo como base algumas sugestões apresentadas pela Professora ou suas vivências nos jogos e nas leituras realizadas. “Os textos ficaram muito interessantes e os alunos aproveitaram muito bem a ideia do suspense”, conta Carolina.