Traces in the City: proposta interdisciplinar promove city tour em Novo Hamburgo

As turmas receberam a missão de descobrir uma personalidade da cidade por meio de enigmas e mapas encontrados pelo caminho
Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Liderança e Empreendedorismo Pesquisa Sociedade e Cultura Plurilinguismo
Traces in the City: proposta interdisciplinar promove city tour em Novo Hamburgo

Descobrir uma personalidade de Novo Hamburgo foi a missão dos 3°s anos A, B e C do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama na Traces in the City.  Na proposta interdisciplinar gamificada, os estudantes utilizaram a narrativa de jogo para conhecer lugares históricos em um city tour e encontrar os rastros deixados pela pessoa. Mapas e enigmas auxiliaram a desvendar a resposta, no dia 18 de outubro.

Na aula de Língua Inglesa, a narrativa e a rota de locais a serem visitados foram definidos. Os lugares escolhidos foram inspirados no livro “O Caminho das Cores”, da artista plástica Ariadne Decker. Cada turma indicou um ponto histórico e elaborou um enigma para os colegas desvendarem na interação com os espaços da cidade. De acordo com as descobertas, os estudantes coletavam pistas e peças de quebra-cabeça, juntando as dicas para chegar no nome da personalidade.

Proposta pelas Teachers – Janaína Menezes e Poliana Soares, Professoras – Fernanda Eckhard, Ana Cláudia Schenkel e Simone Ledur Marks e Auxiliares de Atividades Escolares – Caroline Fernandes, Taline Bueno e Mariela Boufleur, a atividade seguiu as trilhas de forma algorítmica com base no planejamento dos alunos.

No roteiro, estiveram locais como o Monumento ao Imigrante, Monumento ao Sapateiro, praças 20 de Setembro, Imigrante e Punta Del Este. Centro Municipal de Cultura, Calçadão Oswaldo Cruz e Biblioteca Pública Machado de Assis finalizam o trajeto. Os alunos também puderam conhecer as obras de Marciano Schmitz e Flávio Scholles que se incorporam à história da cidade.

Ao fim do percurso, as turmas descobriram que o nome que buscavam era do jornalista e escritor Martin Behrend. Ele gravou um recado para os estudantes e visitará as turmas no dia 24 de outubro. “Foi uma tarde animada, de muito aprendizagem e com uma proposta engajadora”, diz a professora Janaína.