Trade Fair é realizada por alunos do 9° ano B para finalizar projeto de estudos

Atividade foi proposta no componente curricular de Global Perspectives
Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Pesquisa Sociedade e Cultura Plurilinguismo
Trade Fair é realizada por alunos do 9° ano B para finalizar projeto de estudos

Estudantes do 9° ano B do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Fundação Evangélica elaboraram uma Trade Fair. A proposta foi realizada para encerrar o projeto de estudos "Scarce Resources", desenvolvido no componente curricular Global Perspectives, e ocorreu no dia 17 de maio.

Na atividade sugerida pela professora Karin Paola Meyrer, os alunos foram divididos em duplas que representaram países. Eles pesquisaram sobre situação econômica, população, aspectos culturais, moeda e parceiros econômicos, observando quais produtos precisavam ser importados e exportados pelo local estudado.

Karin explica que cada dupla recebeu um orçamento fictício inicial de 10 milhões de dólares. A moeda oficial da feira foi o dólar comercial. A partir dessa informação, tiveram que “converter os valores de seus produtos de acordo com a moeda estipulada para a feira”, fala. No evento, ocorreram as transações comerciais, com países oferecendo descontos ou possibilidades de troca de produtos.

“Foi um excelente momento para pensar nas quantidades necessárias para se abastecer um país, o poder econômico que muitos países possuem em função dos produtos que ofertam e para usar a habilidade de negociação e propaganda”, avalia a professora. Ela conta que, ao final, as duplas calcularam os ganhos e as perdas, considerando o que venderam e compraram de outros países.

A atividade envolveu diversas habilidades e fez os alunos considerarem cenários internacionais econômicos e políticos.